PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
27 de Outubro de 2009 | Colunas | Categoria

Dia de comemoração...

Alguns de nós, hoje, comemoram o nascimento de alguém querido, um filho, ou um irmão, talvez um amigo... Saldar a vida de alguém próximo e querido nos traz muita alegria, e queremos sempre compartilhar este sentimento desejando dizer ao mundo o quanto esta pessoa nos é cara e o quanto a amamos.

Entre nós, apesar de não ser tão próximo, há um companheiro que, por certo, muitos gostariam de saudar. Em parte porque sua história reflete a história de milhões de brasileiros e brasileiras, em parte porque sua história se entrelaça com a história de um Brasil que deseja a mudança, que quer ver a justiça e um amanhã muito melhor.

Faz hoje 64 anos. Um companheiro nasceu em Garanhuns (PE) e, aos 7 anos de idade, veio para São Paulo com a mãe e os irmãos para encontrar-se com o pai que trabalhava como estivador em Santos. A viagem levou 13 dias, nos quais comeram apenas farinha, rapadura e queijo.

Ao chegar, ajudava a família vendendo amendoim e tapioca na praia. Mais tarde, mudaram-se para o Ipiranga, onde viveram em um cômodo. Nesta época ele tinha 12 anos e entregava roupas de uma tinturaria, por vezes engraxou sapatos e trabalhou como office boy.

Aos 14 anos teve a carteira assinada pela primeira vez. Fez curso de torneiro mecânico e em 64, num acidente de trabalho, perdeu um dedo. Foi nas indústrias Villares, em São Bernardo, que ele conheceu o movimento sindical, tendo sido eleito diretor sindical e, anos depois, presidente.
Foi responsável pela fundação do Partido dos Trabalhadores, lutou pelas Diretas-Já, foi eleito deputado e, em 2003, Luiz Inácio Lula da Silva chegou à Presidência da República.

As lutas dos movimentos sociais, sindicais, partidários, são compostas por pessoas... e suas histórias de vida... suas escolhas, seu empenho, e contribuem para que uma história maior, a história da sociedade se movimente e influencie, por sua vez, cada um de seus personagens. Parabéns companheiro...

Departamento de Formação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: