PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
26 de Janeiro de 2010 | Colunas | Categoria

Volta às aulas...

Nossas crianças estão voltando às aulas. Momento importante na vida de cada uma delas para iniciar ou retomar compromissos, responsabilidades, e também o aprendizado diário, o reencontro com amigos, enfim, a retomada de uma dimensão da vida que nos faz sentir e estar em movimento.

Mas isto não vale só para os baixinhos! Aqui, no Sindicato, também estamos retomando as aulas.

Enquanto nossas crianças vão para a escola aumentar seu conhecimento e sua possibilidade de garantir melhores empregos, nós, no Sindicato, estudamos com o objetivo de entender a realidade sob outros ângulos, contribuir para a garantia e conquista de direitos, aprimorar nossa atuação como dirigentes e cidadãos, enfim, para ampliar nosso conhecimento político e, com isso, consolidar maior poder à classe trabalhadora, dentro e fora da fábrica. Em nosso último Congresso (maio de 2009), os metalúrgicos do ABC debateram e reafirmaram a formação sindical que desejam:
Cabe a ela [a formação] formar militantes e dirigentes e prepará-los para enfrentarem os desafios colocados para a ação sindical na fábrica e na sociedade.

Apesar da formação não se dar apenas na sala de aula, estes momentos devem ser vistos como privilegiados para a reflexão sobre o que acontece na vida real, permitindo aos participantes ampliar a compreensão crítica das questões relacionadas à sua prática. Devem propiciar a troca de saberes entre quem aprende e quem ensina, conferindo a todos o papel de sujeitos na construção do conhecimento.

A formação realizada no SMABC deverá continuar sendo essencialmente um processo político, uma prática voltada para a liberdade e para a emancipação dos trabalhadores, como indivíduos e como ser coletivo. Deverá continuar focando a prática sindical e política no espaço fabril e na sociedade, preparando nossa base e nossos dirigentes para o trabalho fecundo e árduo de construir nesses espaços relações de poder e de hegemonia.

Na semana que vêm apresentaremos a proposta de cursos para o primeiro semestre de 2010.

Departamento de Formação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: