PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
1 de Junho de 2010 | Colunas | Categoria

UFABC terá R$ 35 mi para campus São Bernardo

Entrega das obras tem previsão para acontecer em 2011. Em Mauá, iniciam discussões para instalação de um novo campus

O MEC (Ministério da Educação) liberou R$ 35 milhões para a construção de prédios anexos no campus São Bernardo da UFABC (Universidade Federal do ABC). De acordo com o reitor da instituição, Hélio Waldman, a verba recebida será destinada à construção de auditórios, refeitórios e salas de professores.

As obras do Bloco Alfa, onde ficarão as salas de aula, já começaram no terreno localizado no km 17 da via Anchieta, conforme o reitor. "Está tudo dentro do cronograma e estamos satisfeitos com a forma como as intervenções estão caminhando", destacou. A previsão é entregar o complexo em 2011.

Enquanto isso, 400 alunos têm aulas no antigo Colégio Salete, cedido pela Prefeitura de São Bernardo.

Waldman explicou que a preocupação maior da universidade é com o andamento das obras do campus Santo André. Atrasado por problemas com a construtora, o Bloco A só deve ser entregue no início de setembro. "Isso atrasa todo o campus, que deveria ser entregue até o fim do ano, mas não vai", lamentou. A previsão é de que a obra continue em 2011.

A preocupação do reitor faz sentido: sem a finalização das obras, não é possível iniciar a construção no terreno em frente ao localizado na avenida dos Estados, que já foi adquirido pela instituição de ensino. O terreno deve abrigar os laboratórios didáticos das engenharias e ainda laboratórios de pesquisa de todos os cursos oferecidos na UFABC. "Nossa proposta é bastante ambiciosa: criar 100 vagas para as engenharias. Para se ter uma ideia, a Poli USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) tem 750. Sem a extensão, não há espaço para os alunos, o que prejudica o projeto", explicou.

Mauá - Sobre a instalação de um campus da UFABC em Mauá, Waldman afirmou que ainda falta definir detalhes técnicos. "A Prefeitura está interessada e o Conselho Universitário já iniciou as discussões para a aquisição de um terreno próximo ao Polo Petroquímico", destacou.

A comissão encarregada de discutir a instalação da universidade no município definiu em março os núcleos educacionais que devem ser instalados na cidade, nas áreas de petróleo, gás, química e informática; práticas pedagógicas inovadoras; e extensão de serviços à comunidade.

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: