PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
23 de Novembro de 2010 | Colunas | Categoria

Mais de 500 participantes diplomados no Curso Trabalho e Cidadania

Nesta terça-feira foi diplomada a 22ª turma do curso, onde a marca de 500 companheiros foi ultrapassada


22ª Turma. Foto: Rossana Lana / SMABC

Organizado pelo Departamento de Formação do Sindicato, o Curso Trabalho e Cidadania diplomou nesta terça-feira sua 22ª turma e ultrapassou 500 participantes desde seu início, em julho deste ano. A marca foi motivo de comemoração por consolidar este novo espaço da categoria.

Ao final do encontro, Sérgio Nobre, presidente do Sindicato, destacou a importância dos metalúrgicos do ABC conhecerem a história da entidade. “O Sindicato não são os diretores, que passam, mas cada um de vocês, que constroem a história da categoria”, afirmou.

O dirigente salientou sua grande alegria ao ver que mais de 500 companheiros já passaram pelo curso, exercendo um direito conquistado no ano passado durante as negociações da nova convenção coletiva.

“É um sonho que concretizamos. Agora, estamos criando condições para que todos os metalúrgicos possam participar”, destacou Sérgio Nobre.

Outras empresas
Segundo Walter Souza, diretor do Sindicato responsável pelo curso, exatos 512 metalúrgicos já se formaram desde seu início. “Gostaria que fossem mais trabalhadores, mas é apenas o começo do projeto”, afirmou, lembrando que dos participantes 16% foram mulheres e 10% mensalistas.

Souza comentou que a cada atividade realizada aumenta a qualidade da participação. “Aqueles que fazem o curso conversam com os companheiros na fábrica, que chegam aqui mais preparados pois já têm informações sobre a estrutura e os debates. Já tivemos questionamentos sobre o Sindicato no futuro, e tudo isso é muito gratificante”, ressaltou.

O dirigente adiantou que o Sindicato está negociando com as empresas para que não participem do curso apenas os trabalhadores nas montadoras, como vem acontecendo atualmente. “No próximo ano queremos companheiros de outras fábricas”, avisou.

“Aprendi muito aqui”
Para comemorar a 500 diplomação dos mais de 500 participantes, dois deles foram homenageados, Joel Alves Cardoso, montador na Ford, e Eliane Silva, montadora de caminhões na Mercedes.

A jovem, que acabou de ser efetivada, revelou que gostou do curso. “O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC é muito presente na vida dos trabalhadores. Não conhecia sua história e aprendi muito”, ressaltou.

“Todos aqueles que têm imagem negativa do Sindicato deveriam participar do curso. Eles veriam que o Sindicato é muito importante”, completou Eliana.

Outras vezes
Já o companheiro Joel, com 27 anos de empresa, participa ativamente da vida sindical e conhece a história da entidade.

“Mesmo assim, a gente sempre tem o que aprender. Apesar de ser um militante, existia muita coisa que não sabia. O curso é bom e viria outras vezes”, disse.

Da Redação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: