PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
16 de Dezembro de 2010 | Colunas | Categoria

Inscrições para cursos do Senai no Sindicato vão até sexta (14)

Aulas são gratuitas e realizadas em diversos horários do dia


Alunos na bancada do curso de comandos elétricos.
Foto: Rossana Lana / SMABC

De 12 a 14 de janeiro de 2011 estarão abertas as inscrições para os cursos que o Sindicato realiza em convênio com o Senai na Regional Diadema.

Você terá a oportunidade de se qualificar em Matemática Aplicada à Mecânica, Inspetor de Qualidade, Desenho Mecânico, Eletricista Instalador e Comandos Elétricos.

Para se inscrever

A quem os cursos são destinados?
A sócios do Sindicato e a seus dependentes (filhos, esposa, marido) com mais de 16 anos. Uma parte das vagas é reservada a trabalhadores desempregados e de outras categorias.

Qual é a duração e horários dos cursos?
São de dois meses (matemática), três meses (desenho mecânico e comandos elétricos) e seis meses os demais. Aulas com duas horas, de terça à sexta-feira, em vários horários do dia.

Quais os documentos necessários à inscrição?
Carteirinha de associado, o último holerite e cópia do RG.

O curso tem algum custo para o aluno?
Não, são totalmente gratuitos. Os custos são pagos pelo Sindicato e pelo Senai.

É preciso apresentar algum certificado de curso regular (ensino médio e/ou fundamental)?
O candidato deve ter cursado pelo menos até a 6ª série do Ensino Fundamental ou estar cursando.

Após a inscrição as vagas estão asseguradas?
Não. As vagas são limitadas a cada curso e os inscritos serão submetidos a testes específicos de seleção aplicados pelo Senai.

Onde fazer a inscrição e onde serão realizados os cursos?
Na Regional Diadema. Av. Encarnação, 290, Piraporinha, próxima ao terminal de trólebus. O telefone é 4066-6468.

Conheça os cursos

Matemática Aplicada à Mecânica
O curso é preparado para quem trabalha na área de mecânica, onde o uso de cálculos numéricos é essencial. O trabalhador conhecerá operações com números decimais, equações, estudo de área, volume entre outras.

Inspetor de Qualidade
Aqui você encontra os fundamentos de controles, de normas e procedimentos de laboratório. O curso aborda ainda desenho técnico, metrologia, ações de segurança no trabalho e tecnologia mecânica e de metais.

Desenho Mecânico
Construção geométrica, projeção ortográfica, supressão de vistas, corte total e meio corte são alguns dos aspectos do curso. Ele apresenta também desenho técnico e artístico, caligrafia técnica, figuras geométricas e perspectivas.

Eletricista Instalador
Neste curso o trabalhador aprende a desenhar e a executar circuitos elétricos em corrente contínua e alternada para a instalação de diversos dispositivos e equipamentos elétricos. Quadros de distribuição, sistemas de segurança e de aterramento também estão presentes.

Comandos Elétricos
Sistemas de partida e parada de motores, circuitos de comandos elétricos e técnicas de manutenção estão entre as disciplinas do curso, no qual o trabalhador tem contato com motores e sistemas de proteção para comandos.

Sindicato e Cidadania
Todos os companheiros inscritos nos cursos regulares devem passar pelo Sindicato e Cidadania, com aulas nas segundas-feiras. São encontros que visam a dar um panorama sobre a sociedade brasileira, a sua diversidade, os seus problemas e maiores desafios. Neles, o trabalhador tem contatos com temas do seu cotidiano, sobre relações de trabalho e o mundo sindical.

 

Da Redação 

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: