Na semana passada, apresentamos nesta coluna as linhas gerais do Plano de Formação 2011/2012, com destaque para as atividades voltadas para a formação de dirigentes. O Plano abrange também a formação de militantes sobre a qual dedicamos o artigo de hoje.
O projeto sindical do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC passa, fundamentalmente, pela organização no local de trabalho, apoiada numa forte militância. O militante é considerado um elo fundamental entre a representação sindical na fábrica e os trabalhadores. Daí a importância do investimento na sua formação.
Este processo formativo está destinado a um público estimado de 100 participantes e será realizado em duas etapas. A primeira consiste de um curso básico de oito horas de duração, com foco na discussão do perfil do militante sindical, dos valores e princípios que orientam sua ação na fábrica e na sociedade.
A segunda etapa, com duração prevista de 18 horas, abrange um ciclo de apresentação e debate de seis filmes que resgatam a história do movimento operário e sindical em diferentes épocas e países. Essa abordagem permitirá aprofundar com os militantes a reflexão sobre o papel político do sindicato no passado e no presente.
Como podemos observar, o percurso formativo oferecido aos militantes difere-se da formação dos dirigentes em dois aspectos básicos: conteúdos menos densos e menor tempo de duração das atividades. A duração dos cursos de dirigentes varia de 24 a 360 horas, carga horária que aumenta de acordo com a complexidade dos temas tratados.
Departamento de Formação