Desde 15 de outubro, há um número crescente de “indignados” acampados no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo. São jovens que se juntam a um movimento mundial que acontece desde maio deste ano, tendo início na Espanha, passando pela Grécia, Inglaterra, México e EUA, entre outros países.
Curiosamente, muito pouco ou quase nada a imprensa tradicional tem divulgado sobre o fato. Não por falta de materiais, pois, a título de exemplo, ao passarmos pelo local, podemos notar a presença da TV Globo, através de carro da emissora e cinegrafistas filmando. Apesar disso, não recebemos notícias em nossas casas, mais tarde, no SP TV...
Comportamento diferente de nossa TVT, que dá voz àqueles que expressam sua insatisfação com a estrutura da sociedade capitalista em dois aspectos fundamentais: as relações sociais baseadas na injustiça e desigualdade, e nos valores inerentes a ela que se sobrepõe às coisas materiais ao ser humano.
Voltando a nossos “indignados”, eles estão montando uma infra-estrutura mínima, contando com doações que vão desde água, comida, até mesas. Mantém uma programação política e cultural intensa, contando com aulas públicas, música, debates e saraus. Hoje haverá aula pública sobre o Haiti às 17h e um show de música às 22h. Caso você queira conhecer mais sobre o movimento, inclusive sobre a programação, e como pode ajudar através das doações, assim como depoimentos dos acampados, acesse a página do movimento: www.15osp.org.
Departamento de Formação