PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
7 de Novembro de 2013 | Colunas | Categoria

Sumont pela primeira vez no Trabalho e Cidadania

Trabalhadores durante o programa na última segunda, dia 4, na CNM-CUT

Companheiros na Sumont, empresa ter­ceirizada na Mercedes de São Bernardo, parti­ciparam pela primeira vez do programa Tra­balho e Cidadania.

Eles estiveram na sede da Confederação Nacional dos Metalúr­gicos, a CNM-CUT, segunda e terça-fei­ra passadas, juntos com trabalhadores na Ford, Mercedes e Itaesbra.

Segundo José Ro­berto Leite, o Azulão, CSE na Mercedes responsável pela ida dos metalúr­gicos da Sumont ao programa, a presença foi importante por am­pliar o conhecimento destes companheiros sobre os processos de negociação e organiza­ção sindical na base.

Quatro períodos históricos são analisa­dos durante os módu­los para fundamentar o processo de nego­ciação da data-base: ditadura militar, rede­mocratização do Brasil, neoliberalismo e gover­no Lula.

“Depois de fre­quentar o curso, os tra­balhadores compreen­dem melhor a atuação do CSE, dos cipeiros na empresa e de todo o Sindicato de uma maneira geral”, disse Azulão.

Em números

O Trabalho e Ci­dadania é resultado de um acordo inédito no Brasil e no mundo, onde os trabalhadores são liberados – e pagos pela empresa – para de­dicarem um dia inteiro ao debate de temas sin­dicais de seu interesse.

O programa já reali­zou 224 encontros, com a participação de cerca de 4.700 companheiros em oito empresas na re­gião – Ford, Mercedes, Rolls-Royce, Itaesbra, IGP, Delga, Melling e, agora, Sumont. Pelo menos quatro outras empresas negociam sua presença na inicia­tiva em 2014.

 

Da Redação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: