Chegamos ao final de mais um ano. Época de reencontrar amigos e familiares, curtir as festas, descansar um pouco. Período também para as compras de Natal que, como sempre alertamos, exige maiores cuidados dos consumidores.
Adquira o que realmente for necessário e esteja num bom preço. Evite agir por impulso, pois o arrependimento vem com a chegada da fatura do Cartão de Crédito. Não esqueça as despesas do início de ano.
Redobre a cautela nas compras via internet. Selecione sites confiáveis e evite promoções exageradas. Confirme o CNPJ da empresa vendedora e sua situação cadastral na Receita Federal. Acesse o Procon ou outros portais que divulgam reclamações, como o reclameaqui.com.br.
Observe se o telefone que ligou é fixo e confirme o endereço da empresa. Em caso de recusa no fornecimento de dados, desista do negócio. O risco de algo dar errado é considerável.
O prazo para desistir da operação nas compras pela internet é sete dias após a entrega da mercadoria. Neste caso, os valores pagos devem ser restituídos. Nunca forneça a senha do cartão bancário e não acesse mensagens de desconhecidos.
Afinal, o que realmente conta é rever amigos e familiares, matar a saudade, descansar, uma boa conversar, rir e curtir a vida. E isto não custa nada.
Comente este artigo. Escreva para juridico@smabc.org.br
Departamento Jurídico