O Projeto de Lei que trata da terceirização, na qual autoriza as empresas tomadoras de serviços terceirizar a atividade-fim, faz com que esta possa transferir suas atividades produtivas como, por exemplo, nas indústrias a operação dos equipamentos para outra empresa prestadora de serviços.
Resumidamente, podemos dizer que, caso aprovada, a nova legislação permitirá que as empresas terceirizem todas as atividades. Este projeto é nocivo aos trabalhadores e à sociedade, posto que aprovado, o número de trabalhadores diminuirá consideravelmente, salários e benefícios serão reduzidos, haverá um grande aumento na rotatividade, bem como a retirada de vários direitos trabalhistas.
Além do retrocesso, ocorrerão enormes prejuízos aos direitos dos trabalhadores conquistados no decorrer dos anos, pois se aprovado o projeto de lei da terceirização, ocorrerá aumento de acidentes de trabalho, preconceito no trabalho, o trabalho escravo poderá aumentar, as empresas fraudadoras não serão penalizadas, dentre outros casos de precarização.
Não podemos ainda deixar de destacar que os terceiros que trabalham em uma mesma empresa, ou seja, no mesmo local de trabalho têm diferentes patrões e representação sindical de diversos setores, o que acaba enfraquecendo a luta por melhores condições de trabalho e direitos trabalhistas.
Comente este artigo. Escreva para juridico@smabc.org.br
Departamento Jurídico