O Outubro Rosa é uma campanha anual que tem o objetivo de alertar a população sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Ele é o segundo tipo de câncer mais frequente nas mulheres, ficando apenas atrás do de pele não maligno.
A mamografia é um exame considerado padrão-ouro de detecção de lesões suspeitas em fase inicial. O Ministério da Saúde recomenda o exame a cada dois anos, para mulheres entre 50 e 69 anos, sendo indicada mais cedo (a critério médico) para aquelas que têm histórico familiar de câncer de mama (mãe, irmã).
No entanto, a prevenção vai além da mamografia. O autoexame das mamas deve ser realizado com frequência.
Conhecer o corpo e identificar alterações anatômicas consideradas “normais” e “anormais” é fundamental. Sinais como nódulo, saída de líquido claro do bico do seio, pele da mama avermelhada ou parecendo casca de laranja, podem indicar que algo está errado e uma unidade de saúde deve ser procurada.
O aleitamento materno, a prática de atividade física e a alimentação saudável também são ações preventivas efetivas contra o câncer de mama.
Portanto, a campanha “Outubro Rosa” é muito mais que mutirões de mamografias. A conscientização sobre prevenção de um câncer de alta prevalência entre as mulheres e sua detecção precoce são essenciais para diminuir a morte por esta doença.
Comente este artigo. Envie um e-mail para dstma@smabc.org.br | Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente
Colunas: Terças - Dieese | Quartas - Jurídico | Quintas - Saúde | Sextas - Formação