A Justiça do Trabalho realizou recentemente sua 4ª edição da semana anual da conciliação, com o objetivo de estimular as partes (trabalhadores e empresas) a resolverem seus conflitos de modo consensual, perante os conciliadores e juízes do trabalho.
Obteve-se recorde em valores homologados nas audiências, mais de R$ 874 milhões, em apenas cinco dias, com 30.453 conciliações realizadas no País.
Busca-se instituir uma cultura de conciliação, o que é positivo, por se tratar do meio mais eficiente, célere e viável de solução de conflitos.
O Sindicato sempre apostou nas negociações como melhor instrumento de solução de conflitos entre o capital e o trabalho, sejam coletivos ou individuais.
É digno de destaque este esforço da Justiça do Trabalho, uma vez que antecipa os pagamentos dos valores devidos aos trabalhadores e pacifica os conflitos. A expectativa é que este procedimento possa ser incentivado nos próximos anos.
O Sindicato é forte e representativo e a categoria metalúrgica do ABC é de luta. Isto, porém, não significa que o diálogo com os empresários não deva acontecer. Ao contrário, a luta visa reunir forças para que a negociação com os patrões seja de pleno sucesso e o trabalhador possa colher os frutos de seu trabalho de forma justa. Simples assim.
Comente este artigo.
Envie um e-mail para juridico@smabc.org.br
Departamento Jurídico