PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
Documentos e Publicações

Documentos e Publicações

Clique nas imagens para fazer o download dos documentos

Cartilha ACE

Cartilha sobre o Acordo Coletivo Especial (ACE)

Caderno de Tese - 7º Congresso

Caderno de Tese da Diretoria ao 7º Congresso dos Metalúrgicos do ABC

Revista Metalúrgicos do ABC

Balanço das ações da diretoria do Sindicato e das lutas e mobilizações da categoria nos últimos três anos (2008 - 2011)

Cartilha Trabalhadoras em Luta

Perfil das Mulheres Metalúrgicas do Estado de São Paulo, apresentado durante o 6º Congresso da FEM-CUT

Publicação da Portaria Nº 373 no Diário Oficial de 28 de fevereiro de 2011

Página do Diário Oficial de 28 de fevereiro de 2011 em que foi publicada a portaria 373, do Ministério do Trabalho, sobre o ponto eletrônico. Referente ao acordo assinado entre o Sindicato e a Mercedes

Portaria Nº 373, de 25 de fevereiro de 2011, do Ministério do Trabalho

Portaria do Ministério do Trabalho que fala sobre o ponto eletrônico. Referente ao acordo assinado entre o Sindicato e a Mercedes

Acordo de Ponto Eletrônico assinado entre Mercedes e Sindicato

As centrais sindicais conseguiram que o Ministério do Trabalho introduzisse mudanças importantes na nova regulamentação do sistema eletrônico de controle de jornada de trabalho (Portaria 373, de 25 de fevereiro de 2011). A principal mudança permite que sindicatos e empresas negociem novos ou a manutenção de sistemas alternativos eletrônicos, desde que atendam todos os requisitos da Portaria. Para o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, as condições para celebração de tais acordos devem compreender: a) a existência de representação sindical no local de trabalho; b) a representação sindical desenvolver uma ação fiscalizadora do acordo e seu cumprimento pela empresa; e c) mesmo se não houver representação sindical no local de trabalho, mas as partes negociarem formas de fiscalização. O primeiro acordo assinado no ABC foi entre o Sindicato e Mercedes-Benz.

Relatório Final: A mídia impressa no Brasil e a agenda da promoção da igualdade racial

Estudo do Observatório Brasileiro de Mídia em parceria com o CEERT observou como os jornais Folhade S. Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo, e as revistas Veja, Época e IstoÉ noticiaram a agenda da promoção da igualdade racial e das políticas de ação afirmativa.

Estudo: Negociação Coletiva de Trabalho e Equidade de Gênero e Raça no Brasil

Esta publicação foi produzida no âmbito da cooperação técnica entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) “Promoção da Igualdade de Gênero e Raça no Mundo do Trabalho”

Plataforma da CUT para as Eleições 2010

Detalhes da Plataforma da CUT para as Eleições 2010

Cartilha da CUT sobre deficiêntes físicos

Direito é bom: nós gostamos e lutamos por ele! - Campanha Nacional em Defesa dos Direitos dos(as) Trabalhadores(as) com Deficiência

Plenária Estaturária CNM/CUT 2009 - Texto base da direção

Caderno com o texto base da direção da CNM/CUT para a Plenária Estatutária que será realizada entre os dias 2 e 4 de dezembro de 2009, em São Bernardo do Campo-SP.

Os Cutistas na Conferência Nacional de Comunicação: Construindo Direitos e Cidadania

Entre 14 e 17 de dezembro, acontece em Brasília, a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), com o tema "Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital". O evento promete ser um importante espaço na luta pela democratização dos meios de comunicação no Brasil. Desde o anúncio de sua realização feita pelo presidente Lula, no início do ano, a CUT e os movimentos sociais têm participado efetivamente da construção do processo da Confecom, com objetivo de consolidar nossas propostas. Para orientar a militância a CUT elaborou a cartilha "Os Cutistas na Conferência Nacional de Comunicação: Construindo Direitos e Cidadania". A publicação é resultado o V Encontro Nacional de Comunicação da CUT, realizado de 15 a 17 de julho, sob a bandeira "Democratizar, Libertar e Incluir", que reuniu professores, intelectuais, profissionais da área e sindicalistas.

Cartilha da CUT sobre as mudanças na Previdência Social

Visando subsidiar os debates em torno das propostas de mudanças na Previdência, a Central Única dos Trabalhadores disponibiliza esta cartilha.

Trabalho Precário - Problema de Todos

Cartilha publicada pela FITIM (Federação Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas) e reproduzida em Português pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT) mostra como o trabalho precário afeta a trabalhadores em todo o mundo. Faz parte das ações da Semana de Ação Mundial contra o Trabalho Precário, que acontece entre os dias 3 e 10 de outubro de 2009.

Cartilha - A Lei Maria da Penha

Uma conquista, novos desafios

Nota técnica Dieese sobre a PL nº 4.302: A nova lei do trabalho temporário e a regulamentação da terceirização

Em 15 de outubro último, a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou substitutivo do Substitutivo do Senado ao projeto de lei nº 4.302-B, de 1998 que gerou preocupação para os trabalhadores com relação à regulamentação do trabalho temporário e à terceirização. As alterações propostas, com relação ao trabalho temporário, referem-se tanto ao conceito de trabalho temporário quanto duração do contrato de trabalho, além de não ser feita referência ao direito de o trabalhador temporário receber horas extras. Quanto à terceirização, a mais grave mudança está no fato de o texto aprovado autorizar terceirização nas atividades-fim da empresa. Também dificulta o cumprimento da exigência de vínculo na Justiça do Trabalho, facilitando as fraudes. Há ainda rebatimento na atuação sindical, uma vez que não está prevista informação, ao movimento sindical, sobre os processos de terceirização; nem há referência clara quanto a quem representa os trabalhadores terceirizados.

Convenção Coletiva de Trabalho dos Metalúrgicos de MG - 2008

Leia aqui a íntegra do acordo feito em 2008 entre a FEM/CUT-MG e a Federação das Indústrias de Minas Gerais - FIEMG.

Nota Técnica da CUT sobre o Substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 4302-B/1998

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) aprovou, em 15 de outubro de 2008, o Projeto de Lei nº 4.302-C, de 1998, Substitutivo do Senado Federal ao Projeto de Lei nº 4.30-2-B, de 1998, que altera dispositivos da Lei nº 6.019, de 3/1/1974, que dispõe sobre o trabalho temporário nas empresas e dá outras providências e que dispõe sobre as relações de trabalho na empresa de prestação de serviços e terceiros.

Trabalho Precário - Problema de Todos

Cartilha publicada pela FITIM (Federação Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas) e reproduzida em Português pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT) mostra como o trabalho precário afeta a trabalhadores em todo o mundo. Faz parte das ações do Dia Mundial de Ações contra o Trabalho Precário, no 7 de outubro de 2008.

Guia para instalação e utilização do Skype

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos produziu um guia prático para a instalação e o uso do Skype, um programa que agiliza o processo de comunicação entre pessoas e entidades sindicais a custo zero. Com este software, pode-se realizar desde simples conversas telefônicas até videoconferências.

Convenção Coletiva de Trabalho das Montadoras do ABC - 2008

Veja aqui a íntegra do acordo feito em 2008 entre a FEM/CUT-SP e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC com o Sindicato Nacional da Indústria de Tratores, Caminhões, Automóveis e Veículos Similares - SINFAVEA.

Hora Extra: o que a CUT tem a dizer sobre isto

A propsota da CUT é dar ampla divulgação a essa publicação, por entender que as reflexões e proposta de alteração do artigo 59 da CLT, contidas neste livro, continuam válidas no presente momento e podem ser importante subsídio para as discussões e negociações relativas ao tema da jornada de trabalho, atualmente em curso.
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: