Uma volta ao passado: o Sindicato de 1986 (com vídeo)
O Sindicato de 1986
E o que é o Sindicato, me diga agora o senhor: se constrói como artesanato ou é decreto de doutor? Em 1986, a TVT e seu repórter-trabalhador conversaram com companheiros perguntando: o que é o Sindicato? Muitos responderam: “O Sindicato somos nós”; Outros: “1º andar, 2º andar, 3º andar”. Muitos viam o prédio, mas não tinham a dimensão do órgão de luta que se subdividia em cada departamento da Sede na rua João Basso, 231, no Centro de São Bernardo.
Comemorava-se a edição número 1.000 do Suplemento Informativo da Tribuna Metalúrgica na ocasião, publicação que começou a circular em 2 de outubro de 1979. O repórter-trabalhador apresentou cada setor e sua respectiva importância para garantir os direitos dos então 135 mil companheiros na base.
A farmácia, os dentistas, laboratório de análises clínicas e até pediatria. O Fundo de Greve, o DIESAT – Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde dos Ambientes de Trabalho –, a Imprensa, Jurídico, Restaurante, salão social, escola, administração, o DIEESE – Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos –, dentre tantos outros já compunham esta estrutura organizacional de luta.
“O Sindicato é o órgão de defesa dos interesses da classe trabalhadora, que dá o sentido de consciência de classe, mostra o valor da mão de obra de cada companheiro, de como ser respeitado e dá ao trabalhador a consciência política geral, pois sem isso tende a ser eternamente escravo da classe empresarial”, afirmou Lula, um dos entrevistados para este vídeo apresentação do hoje Metalúrgicos do ABC.
Faça uma pipoca, sente confortavelmente, assista e reflita sobre a importância de todo o cidadão estar ligado ao sindicato da sua categoria, respeitando as mais diferentes correntes políticas e de pensamentos, como um agente responsável pelas ações que acontecem em toda a sociedade. Bom filme!
CEMPI – Centro de Memória, Pesquisa e Informação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC