PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
Publicações Saúde

Publicações

Clique nas imagens para fazer o download dos documentos

Volume V - Ergonomia

Este volume tem como finalidade apresentar aos trabalhadores, aos militantes e aos dirigentes sindicais, a Ergonomia, vista de uma forma simples, sem ser, no entanto, simplória, de uma forma compreensível, sem ser, no entanto, rasteira. A profundidade do tema ficará por conta da vontade de pensar, debater e agir, de cada trabalhador.

Volume III - Ruído e Coluna Vertebral

No primeiro capítulo, tratamos de forma bastante prática o problema da surdez profissional. Na decada de 90, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC realizou uma pesquisa em parceria com PUCSP e, essa pesquisa apontou que 54% dos metalúrgicos, com mais de 3 anos de trabalho, tinham alguma perda auditiva induzida pelo ruido industrial. Foi então lançada a campanha "ouça bem, essa peça não tem reposição" que desencadeou varios acordos coletivos para redução de ruído nas fábricas.
No segundo capítulo abordamos de maneira bastante clara os principais problemas da coluna vertebral, causados pelo trabalho

Volume IV - Substâncias Tóxicas / Acidentes de Trabalho

No primeiro capítulo, o leitor encontrará noções básicas sobre as substâncias tóxicas e as consequências danosas à saúde causadas pela exposição à elas, no trabalho.
No segundo capítulo, o conceito de acidente de trabalho é discutido de forma a ressaltar a importância da sua prevenção, da necessidade de investigação das suas causas e, da implantação de medidas corretivas. Veja ainda, porque os acidentes acontecem?

Saúde - Em busca do equilíbrio

Essa cartilha, é fruto da transcrição revisada de uma palestra realizada pelo médico do trabalho Théo de Oliveira, em um curso de formação em Saúde e Trabalho no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Foi feita para ser utilizada pelo Projeto Vida Viva.
Nela, a saúde e o adoecimento no trabalho são tratados como consequência das más condições de trabalho, ou seja, da ausência de Determinantes Ocupacionais de Saúde e Segurança.

Saúde e Segurança no Trabalho - Construindo ações no local de trabalho

Nesta cartilha discutimos os programas de segurança no trabalho defendidos pelas empresas e mostramos porque eles não funcionam. Abordamos também a segurança participativa como uma alternativa para a ação sindical em saúde e segurança nos locais de trabalho. É fruto da transcrição revisada de palestra realizada pelo médico do trabalho Théo de Oliveira, para o programa de formação de cipeiros eleitos no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

QUALIDADE DE VIDA

Qualidade de vida é um novo produto a ser consumido. Não tem conexão com uma vida mais feliz, pelo contrário, define apenas padrões de consumo.

Volume I - Legislacoes e Beneficios

Neste volume, o leitor encontrará uma parte da NR5 e O Regulamento dos Benefícios da Previdência Social, Decreto 2172 de 05 de março de 1997, no seu capítulo III - Do Acidente de Trabalho

Volume II - Ler-Dort e Cat

Neste volume, tratamos das Lesões por Esforços Repetitivos, também conhecidas por DORT - Doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho, e a legislação que normatiza a emissão da CAT - Comunicação de Acidentes e Doenças do Trabalho.
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: