PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
5 de Setembro de 2008 | Notícias | Categoria | Assessoria de Imprensa

Metalúrgicos do ABC decidem neste sábado (6), às 10h, se entram em greve na segunda-feira

Categoria faz assembléia no sindicato a partir das 10h; presidente Sérgio Nobre concede entrevista coletiva após o ato

Os metalúrgicos do ABC fazem neste sábado (6), a partir das 10h, assembléia decisiva em frente à sede do Sindicato ((rua João Basso, 231, Centro, São Bernardo) para avaliar a proposta de reajuste salarial feita pelas empresas. O presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, concederá entrevista coletiva ao final da assembléia, no anfiteatro, subsolo do sindicato.
 
Até a noite desta sexta-feira, as bancadas patronal e sindical não haviam chegado a um acordo sobre o índice de aumento real para categoria, que tem data-base em setembro. Os empresários nem atingiram os 2,5% (além da inflação) de reajuste obtido no ano passado. A primeira proposta das montadoras foi de 0,5%, rejeitada em assembléia da categoria no domingo passado, com 5 mil trabalhadores.

Autopeças e montadoras param - Os trabalhadores seguem mobilizados. Ontem, cerca de 3 mil funcionários das autopeças Mahle Metal Leve, Rassini, Fibam e Proema (em São Bernardo) pararam suas produções em até duas horas. Neste fim de semana, estarão suspensos os turnos adicionais (hora extra) das montadoras.

Durante toda a semana, ocorreram atos e manifestações nas empresas. Na Mercedes, os 3,2 mil trabalhadores do turno da tarde não entraram na fábrica e ficaram parados durante 24 horas. Na Ford e VW, ocorreram assembléias seguidas de paralisações de até duas horas de manhã. A VW também parou por uma hora na tarde de quinta-feira. Na Scania, houve manifestações internas. Em Diadema, dois mil trabalhadores de três autopeças - TRW, Autometal e Dana Nakata, suspenderam o trabalho nos turnos da manhã.

Os metalúrgicos estão dispostos e mobilizados para entrar em greve geral por tempo indeterminado no ABC, caso os empresários não proponham índice de reajuste considerado justo pela categoria.
 
Ficha do evento

Assembléia dos metalúrgicos do ABC - seguida de coletiva de imprensa (Sérgio Nobre, presidente do SMABC)
Sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231, Centro, São Bernardo do Campo
Horário - início às 10h

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: