PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
15 de Setembro de 2008 | Notícias | Categoria | Assessoria de Imprensa

Empresas de autopeças do ABC procuram Sindicato dos Metalúrgicos e pedem reabertura de negociação para evitar greve

Pressionados pela greve decretada na sexta-feira (12), representantes das principais empresas de autopeças do ABC procuraram, neste domingo (14), a direção do Sindicato dos Metalúrgicos para pedir a retomada das negociações, que prosseguem até amanhã (15).

Os trabalhadores voltaram ao trabalho nesta segunda-feira (12) até que os acordos sejam discutidos. O Sindipeças não participou da reunião e os acordos podem ser fechados em separado, ou seja: diretamente entre cada uma das empresas e o Sindicato dos Metalúrgicos, desde que as propostas atendam às reivindicações da categoria.

Na tarde desta terça-feira (16), o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC fará um balanço das negociações em separado para submeter os resultados à categoria.

Na assembléia de sexta-feira à tarde, que decretou a greve (iniciada à noite), os trabalhadores decidiram que negociariam com as empresas que procurassem o Sindicato. A categoria, que tem 22 mil trabalhadores na base (São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), reivindica 11,01% de reajuste salarial (3,6 de aumento real, mas INPC) e abono, o mesmo índice conquistado pelos funcionários das montadoras.

Segundo a direção do Sindicato dos Metalúrgicos, as autopeças que procuram a entidade neste domingo (sem a representação do Sindipeças) empregam cerca de 80% dos trabalhadores das autopeças do ABC.

CONGRESSO DOS METALÚRGICOS NESTA SEGUNDA-FEIRA, ÀS 16H

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC abre oficialmente, nesta segunda-feira (15), a partir das 18h, o 6º Congresso da categoria com debate sobre Trabalho Decente, um dos 12 temas (veja todos abaixo) do certame, que será encerrado em 12 de maio de 2009. A abertura do 6º Congresso marca também o início do calendário das comemorações dos 50 anos de fundação do Sindicato.

No evento, o tema Trabalho Decente será debatido pelo ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuci, o presidente do Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), Márcio Pochmann; a coordenadora de Gênero da OIT (Organização Internacional do Trabalho) no Brasil, Solange Sanches, e a vice-presidente da CUT e coordenadora da Confederação Nacional de Agricultura, Carmen Foro. O debate acontecerá no auditório do terceiro andar do Sindicato, será mediado pelo presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores, Arthur Henrique, e aberto aos trabalhadores da categoria, inclusive para perguntas. O evento é aberto à
imprensa.

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: