PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
31 de Outubro de 2008 | Notícias | Saúde

Dieese - Esqueceram o Dia Mundial da Alimentação

Há algumas semanas estamos acompanhando pelos noticiários todo o drama da crise financeira internacional; uma crise especulativa criada pelo mercado imobiliário americano e que acabou disseminada para outros mercados e países. Esse é o assunto da moda e a discussão de qualquer outro tema no momento, mesmo que de extrema importância, parece ser inviável e fica para segundo plano.
Assim aconteceu com o Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro. O objetivo desse dia é conscientizar a humanidade sobre a difícil situação enfrentada por pessoas que passam fome e estão desnutridas e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome. Segundo estimativas da FAO (termo que em português significa Organização para a Agricultura e a Alimentação), existem 923 milhões de pessoas passando fome no mundo.
Para garantir a essas pessoas o direito a uma alimentação adequada, seriam necessários 30 bilhões de dólares por ano. O valor parece alto, mas se comparado ao pacote de 700 bilhões de dólares aprovado recentemente pelos Estados Unidos para combater a crise financeira, até que ele não assusta tanto. Felizmente, há governos que estão tomando uma série de medidas para reforçar a proteção social dos mais pobres e o Brasil é um deles.
Os programas Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) são exemplos de políticas de apoio a agricultura familiar que garantem créditos para os investimentos e o mercado necessário para venda local da produção obtida.
Ninguém tem dúvidas quanto à gravidade da crise, porém, o problema da fome não é menor e nem pode ser deixado para depois.
Afinal de contas, quem tem fome tem pressa e não pode esperar.

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: