PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
28 de Novembro de 2008 | Notícias | Saúde

Aids - Casos dobram em maiores de 50 anos

Segunda-feira, dia 1º de dezembro, é Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data serve para reforçar a solidariedade e a compreensão com as pessoas infectadas pelo vírus HIV

Segunda-feira, dia 1º de dezembro, é Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data serve para reforçar a solidariedade e a compreensão com as pessoas infectadas pelo vírus HIV.

A data deve ressaltartambém a importância do uso de métodos preventivos contra doenças sexualmente transmissíveis para as pessoas de todas idades.

Isso porque, recente estudo encomendado pelo Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde mostra que a taxa de incidência entre pessoas acima dos 50 anos dobrou entre 1996 e 2006.

Passou dos 7,5 casos por 100 mil habitantes para 15,7. A maioria dos casos de aids, porém, ainda está na faixa etária de 25 a 49 anos.

Dos 47.437 casos notificados desde o início da epidemia em pessoas acima dos 50 anos, 62% foram registrados de 2001 a junho de 2008. Desse último grupo, 37% são mulheres e 63%, homens.

Preconceito
Segundo Mariângela Simão, diretora do Programa Nacional de DST e Aids, os preconceitos que cercam a vivência da sexualidade em pessoas acima dos 50 anos limitam e dificultam a abordagem sobre o HIV.

"A aids sempre foi vista como uma doença de jovens e adultos, como se a população mais velha não fosse sexualmente ativa. Mas os números mostram que a epidemia cresceu nessa população, principalmente nos últimos anos", afirma.

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: