PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
16 de Julho de 2009 | Notícias | Saúde

Saúde é conhecimento

Nosso último congresso colocou entre os eixos principais de debate a organização no local de trabalho como pressuposto básico para a ação sindical.
Esse fato está enraizado na nossa própria tradição de fazer um sindicalismo de classe, de base e com forte presença nos locais de trabalho.
Assim, toda influência política nas questões locais, regionais e nas esferas estadual e federal decorre do transbordamento da nossa capacidade política para além dos ambientes de trabalho.
Para isso, no entanto, é preciso estar preparado.
Ao talento nato da liderança política tem que se somar o conhecimento, a capacidade de reflexão, de compreensão e de formulação.
A política requer ainda um discurso consistente, adequado e envolvente, que transmita as nossas ideias e as nossas propostas. A ação política bem sucedida não pode prescindir dessas etapas, como também depende da nossa capacidade de comando, articulação e direção.
Isso não cai do céu. O talento é importante, mas insuficiente. Nesse sentido, o nosso Sindicato, a partir das decisões do último congresso, está investindo ainda mais na formação dos seus quadros.
Mais do que cursos ou eventos, o programa de formação, que se inicia agora, tem a proposta de criar espaços de reflexão, de debates e de aprofundamento das questões mais significativas para os trabalhadores.
O DSTMA, como parte integrada do processo formativo, está com seu programa de atividades aberto para as inscrições.
Maiores informações sobre os programas de Ergonomia e de Saúde e Trabalho, podem ser dadas pelos diretores nas sedes regionais e no próprio Departamento, pelo telefone 4128-4200. Sua participação é mais que importante, é fundamental.

Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: