PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
17 de Agosto de 2009 | Notícias | Categoria | Assessoria de Imprensa

Ministro dá aula aberta sobre Direitos Humanos e lança revista no Sindicato nesta segunda-feira

Paulo Vannuchi vai falar sobre o tema Direito à Memória e à Verdade. A aula encerra o curso Cidadania, Direitos e Participação Social dirigido aos membros das Comissões de Cidadania do Sindicato

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC promove nesta segunda-feira (17), a partir das 18h30, a aula aberta Direitos Humanos, Questão Fundamental nas Políticas Públicas com o ministro Paulo Vannuchi, que falara sobre o tema Direito à Memória e à Verdade. Na aula, serão lançadas as revistas Direitos Humanos, publicação da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, e Estudos Feministas, da Universidade Federal de Santa Catarina.


A aula encerra o curso Cidadania, Direitos e Participação Social dirigido aos membros das Comissões de Cidadania do Sindicato e tem também o apoio da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, do Fórum Social do ABC e do Sindicato dos Químicos do ABC. O evento, que será aberto pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, também terá a participação da agente cultural de São Bernardo Neusa Borges, representando o Fórum Social do ABC. Ela vai falar sobre o tema Direitos Humanos e Cultura.


SOBRE AS REVISTAS
Direitos Humanos
"A vida é procurar cada vez mais. E se um dia alcançarmos o nosso sonho, então temos que sonhar mais alto ainda!", com essa frase de Augusto Boal, o ministro Paulo Vannuchi abre o texto de apresentação da segunda edição da revista Direitos Humanos, uma publicação da Secretaria Especial dos Direitos Humanos. A publicação, com 66 páginas, agora também em versão online, tem tiragem de 10 mil exemplares e distribuição gratuita. A segunda edição traz artigos do sociólogo Boaventura de Souza Santos, diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, de Navanethem Pillay, alta-comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, de Silvia Pimentel, do Comitê sobre a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres da ONU, José Geraldo de Sousa Júnior, reitor da Universidade de Brasília, entre outros, além de um ensaio do fotógrafo carioca João Roberto Ripper.


A revista Direitos Humanos inova ao propor um diálogo sobre o tema entre especialistas, estudiosos, gestores públicos, representantes de organizações não-governamentais. Plural e diversificada, ela amplia e afina o debate ao proporcionar diversas abordagens sobre o assunto e abrir espaço para vários setores políticos.


A partir deste segundo número, a publicação deixa de ser semestral e passa a circular a cada quatro meses - a próxima edição sai em setembro. Em breve, uma versão em espanhol, com 500 exemplares, também será lançada. Também tem versão específica para pessoas com deficiência visual


Estudos Feministas
A publicação traz o Dossiê - 120 anos da Abolição da Escravidão no Brasil: um processo ainda inacabado, organizado por Matilde Ribeiro e a professora-doutora da PUC-SP Flávia Piovesan. Contem oito textos, quatro com o eixo ações afirmativas: debates, desafios e perspectivas e quatro com O eixo - Faces e fases da vida dos homens e mulheres negros no Brasil. A revista é veiculada a cada quatro meses pelo Centro de Comunicação e Expressão e Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina.


Da Assimp
00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: