PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
22 de Setembro de 2009 | Notícias | Categoria | Formação Sindical

Projeto de desenvolvimento

Novos fatos recolocaram em debate, nos últimos dias, o tema do projeto de desenvolvimento que queremos para o País.

Primeiro foi a notícia de que, no terceiro trimestre do ano, a economia brasileira retomou o crescimento. Junto, vieram previsões de uma taxa expressiva de crescimento em 2010.

Finalmente, foi apresentada a proposta que regula a exploração do petróleo na camada do pré-sal e que destina parte considerável desta nova fonte de riqueza para combater as desigualdades sociais existentes no País.

Estes dados eram inimagináveis há pouco menos de um ano, momento em que a crise econômica internacional atingiu dimensões dramáticas. Embora ainda haja motivos de sobra para ficarmos em alerta, já que continua grave a situação econômica de muitos países desenvolvidos e em desenvolvimento, os dados sobre o futuro da economia brasileira recolocam, em outro patamar, o debate do projeto de desenvolvimento que queremos construir.

Tendo conseguido superar, em parte, o problema da pobreza, o governo Lula sinaliza mais um passo, desta vez para combater as desigualdades sociais. Esta dimensão social confere um outro significado ao modelo de desenvolvimento, diferenciando-o de mero crescimento econômico e distinguindo o atual governo dos governos republicanos anteriores. O Fundo Social, a ser criado com recursos provenientes da exploração do petróleo na camada do pré-sal, deverá assegurar a parte considerável da população condições dignas de vida e acesso aos meios (educação e saúde, entre outros) que permitirão reduzir as enormes distâncias ainda existentes no interior da sociedade brasileira.

Esperamos que parte das novas riquezas também sejam destinadas a criar um novo padrão tecnológico, compatível com a preservação do meio ambiente e com um modelo de desenvolvimento sustentável.

Departamento de Formação
00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: