PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
12 de Novembro de 2009 | Notícias | Saúde

Chega de preconceito

O que é anemia falciforme?
É uma doença transmitida dos pais para os filhos. Atinge os glóbulos vermelhos do sangue, alterando a forma do pigmento vermelho do sangue, chamado hemoglobina, cuja função é levar o oxigênio para todas as partes do corpo.

As pessoas com anemia falciforme têm um defeito na hemoglobina que receberam geneticamente do pai e da mãe. Nesses casos, a hemoglobina, que normalmente é arredondada, passa a ter forma de meia lua ou de foice. Daí o nome falciforme.

Como uma pessoa adquire a doença?
A maioria das pessoas recebe do pai e da mãe a hemoglobina normal (A). Portanto, recebem (AA).

As pessoas com anemia falciforme recebem do pai e da mãe hemoglobinas anormais (S). São, portanto, (SS).

Nesse caso, essas hemoglobinas são mais rígidas e não conseguem levar o oxigênio a todos os lugares, formando pequenos aglomerados que atrapalham a circulação, provocando dores de intensidades variadas - crises de falcização.

Anemia falciforme tem cura?
Não, mas pode ser controlada com cuidados básicos de saúde. Ela não é contagiosa. Quem recebeu defeito de apenas um de seus pais, (AS) não tem a doença. Tem apenas o chamado traço falciforme.

Quem pode ter a doença?
A anemia falciforme pode aparecer com mais frequência entre os negros, mestiços e seus descendentes, mas ocorre também em brancos, principalmente das regiões do Mediterrâneo e do Cáucaso. Casos também já foram descritos em indígenas americanos e entre os povos nórdicos. Isso reforça as modernas descobertas da unigenicidade da humanidade, que hoje sabe que todas as etnias derivaram dos povos pré-históricos africanos.

Portanto, derruba todas as teorias racialistas, as propostas evolucionistas de raça superior e de preponderância biológica na formação das diferentes culturas.

A cor da pele e outras características físicas são consequência de ajustes culturais e ambientais nos diversos cantos da Terra.

Comissão de Saúde, Condições de Trabalho e Meio Ambiente.

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: