PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
26 de Novembro de 2009 | Notícias | Saúde

O caminho do estresse

O estresse crônico é hoje o principal agente desencadeador do adoecimento. O trabalho na nossa sociedade capitalista ocidental é a principal fonte geradora do estresse crônico nos dias atuais. E o que é que leva o trabalho a gerar estresse?

Uma recente enquete realizada por uma agência de recursos humanos mostrou que entre os trabalhadores empregados apenas uma pequena minoria, menos de 10%, gostam do trabalho que fazem.

Os principais fatores de descontentamento da grande maioria foram, nessa ordem, o baixo reconhecimento, trabalho pouco estimulante (repetitivo, monótono e com pouco espaço para criatividade), a falta de um mínimo de liberdade e autonomia na execução da atividade. A seguir foram apontadas a gestão autoritária, as jornadas extensas muitas vezes complementadas com horas extras e trabalho nos finais de semana, baixa remuneração em relação à quantidade de riqueza que se produz, o trabalho extenuante e a falta de apoio até mesmo dos próprios companheiros.

Pelas respostas analisadas, notou-se uma enorme desigualdade na distribuição do trabalho bom. Enquanto poucas pessoas podiam trabalhar naquilo que lhes trazia satisfação e possibilidades de realização e progresso profissional, uma extensa maioria de trabalhadores tinha no trabalho pouca ou nenhuma satisfação, reconhecia nele uma importante fonte de sofrimento e só o considerava melhor do que ser desempregado ou subempregado.

Mais da metade relatou dificuldades de manter relacionamentos afetivos duradouros, diminuição do desejo e da realização de atividade sexual, aumento do consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos em geral, aumento da agressividade, baixa tolerância em relação aos problemas do dia a dia e repulsa à prática regular de exercícios físicos.

Ao informarem quais os meios mais utilizados para tentar diminuir o estresse houve quase uma unanimidade. Fazer compras, comer, beber e navegar na internet foram as principais respostas.

E você? O que anda fazendo dessa sua vida?

Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: