PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
14 de Dezembro de 2009 | Notícias | Saúde

Metalúrgicos debatem realidade da saúde do trabalhador no Brasil

Cerca de 90 dirigentes sindicais e Cipeiros participaram do 1º Encontro Estadual de Saúde - São Paulo realizado na sexta-feira, dia 11, no Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região.

 

 

O encontro organizado pela CNM/CUT e FEM/CUT-SP contou com a presença de 87 dirigentes sindicais e Cipeiros das cidades de Taubaté, Itu, Salto, Sorocaba e Pindamonhangaba.

O evento teve como objetivo a discussão e aplicação do NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário) e do FAP (Fator Acidentário Previdenciário) por ramo econômico.

A abertura do evento contou com a presença do presidente do Sindicato, Isaac do Carmo, do presidente da FEM/CUT-SP, Valmir Marques da Silva (Biro Biro), do secretário de saúde da CNM/CUT, Edson Rocha, e do coordenador da CUT Vale do Paraíba, Milson Antunes Pereira.

Após a abertura, o assessor do Ministério da Previdência Social, Domingos Lino, iniciou sua palestra com uma análise de conjuntura geral sobre os acidentes de trabalho no Brasil.

Segundo dados apresentados, cerca de 40 trabalhadores são acidentados diariamente em nosso país. Lino também apresentou informações sobre quando, como e onde acontecem os acidentes de trabalho.

O assessor do INST/CUT, Gilberto Salviano da Silva, fez uma explanação sobre a importância da função dos Cipeiros e suas responsabilidades no chão de fábrica.

Gilberto falou sobre o papel da Cipa diante do novo contexto do mercado de trabalho, que exige grande demanda de produção e vem aumentando o número de jovens acidentados.

Após as explanações, os participantes do encontro puderam fazer perguntas aos palestrantes e ao final do evento foi feita uma avaliação dos debates sobre a segurança, saúde do trabalhador e o Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário.

"Temos a certeza que os metalúrgicos da CUT ampliarão este debate com os próximos encontros que serão realizados, e este primeiro encontro foi muito proveitoso para a disseminação das informações sobre o NETP para os metalúrgicos de Taubaté", avaliou o presidente Isaac.

Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: