PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
2 de Fevereiro de 2010 | Notícias | Categoria | Formação Sindical

Formação para cidadania

Ao entrarmos em um curso profissionalizante buscamos informação e conhecimento técnico. Vivemos um momento histórico em que tais conhecimentos são muito importantes para conseguir um emprego, permanecer nele e almejar melhores cargos.

Mas será que para ser um "bom profissional", como exige o mercado de trabalho, não é preciso mais que ser um "bom técnico?"

Ser tecnicamente bom é importante, mas ser um profissional qualificado exige mais. É preciso conhecer melhor o mundo do trabalho, o que envolve sua função, conhecer a realidade da sociedade que o cerca, o lugar que ocupa como cidadão e trabalhador, quais suas contribuições para a construção de uma sociedade civilizada e justa, além de refletir sobre a relação que estabelece em grupo nos diversos espaços sociais.

Muito falamos sobre o novo perfil de trabalhadores exigido pelas empresas - como ser polivalente e ter espírito de liderança. É preciso entender o porquê destas exigências e debater o perfil que interessa aos trabalhadores, à sua formação, como pensa o espaço da empresa e do meio em que vive de forma responsável, assim como a convivência com os companheiros de trabalho e as exigências de condições adequadas para o trabalho.

Ser realmente um profissional qualificado exige conhecer seus direitos e fazer valê-los através de uma construção coletiva e cidadã.

É pensando nesta questão - para que somos formados e como somos formados - que o Sindicato firmou um convênio com o Senai, no qual as pessoas podem ao mesmo tempo aprender com qualidade tanto técnica quanto politicamente.

Na última sexta, começaram as aulas que iniciarão um processo muito rico de um aprendizado mais ampliado. Isto contribui para que os trabalhadores tenham uma outra inserção no mercado e maior participação na construção de um mundo do trabalho onde as relações sejam cada vez mais conscientes, democráticas e qualificadas.

Departamento de Formação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: