PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
23 de Fevereiro de 2010 | Notícias | Saúde

Cerest se reaproxima de sindicatos


Andrea foi recebida pelo médico Theo de Oliveira, pelo presidente Sérgio Nobre e pelo diretor Mauro Soares.

Depois de um período de afastamento, o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) de São Bernardo volta a se aproximar do movimento sindical.

"Essa articulação entre trabalhadores e poder público está na nossa origem, no início dos anos 1990", lembra a psicóloga Andrea de Conto Garbim, coordenadora da Divisão de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente do Cerest, que visitou nosso Sindicato na sexta-feira passada.

Segundo ela, a intenção de fazer com que os sindicatos na cidade procurem os serviços do Centro. Localizado ao lado do Pronto Socorro Central, o Cerest faz todas as ações de atenção e orientação em saúde do trabalhador, acompanhamento de casos para o estabelecimento do nexo causal e fiscalizações nos locais de trabalho por meio da Vigilância Sanitária do Trabalho.

Para Mauro Soares, diretor do Sindicato, a reaproximação é muito bem vinda. "É um reforço para a nossa ação e promoção da saúde no dia a dia, principalmente nas empresas onde não há representação", afirmou.

Esvaziamento
A ligação entre sociedade, sindicato e o Centro de Referência é prevista pelo controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme determina a Constituição.

No primeiro governo do Partido dos Trabalhadores (1988 a 1992), São Bernardo foi pioneira no ABC ao implantar o Cerest com grande participação social.

Nos governos seguintes, porém, o Centro foi esvaziado a ponto de os sindicatos serem proibidos de participar da última Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador, em 2008.

Com a eleição de Luiz Marinho essa articulação foi retomada com a reativação do Conselho Gestor de Saúde do Trabalhador, com ações conjuntas envolvendo sindicatos, INSS, Superintendência do Trabalho e poder público municipal como determinam as regras do SUS.

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: