PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
16 de Março de 2010 | Notícias | Categoria | Formação Sindical

Março, mês de comemoração e reflexão sobre o Dia Internacional da Mulher

O mês de março é dedicado à comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Atualmente, para muitas pessoas, ele se tornou uma data bastante festiva, com muitas flores e muitos bombons.

Para outros, a data é relembrada pelos fortes movimentos de reivindicação política, trabalhista, greves, passeatas e muita perseguição policial.

No início do século XX, nos países que se industrializavam, o trabalho fabril era realizado por homens, mulheres e crianças, em jornadas de 12 a 14 horas, seis dias por semana incluindo, muitas vezes, os domingos. Os salários eram de fome, as condições de trabalho eram terríveis e os proprietários da época tratavam as reivindicações dos trabalhadores como uma afronta, onde operários e operárias eram considerados como "classes perigosas".

Diante das manifestações feitas pelas trabalhadoras e trabalhadores por melhores salários e condições de trabalho, os proprietários tinham a mesma reação: portas fechadas durante o expediente, relógios cobertos, controle total, baixíssimos salários e longas jornadas de trabalho.

No dia 25 de março de 1911, sábado, por volta das cinco horas da tarde, iniciou um grande incêndio na fábrica textil Companhia de Blusas Triangle. A empresa empregava 600 trabalhadores e trabalhadoras, a maioria mulheres imigrantes italianas e judias, jovens com idade entre 13 e 23 anos. Morreram 146 pessoas, sendo 125 mulheres e 21 homens.

A comoção foi imensa. No dia 5 de abril houve um grande funeral coletivo que se transformou numa demostração de força dos trabalhadores. Apesar da forte chuva, cerca de 100 mil pessoas acompanharam o enterro pelas ruas.

Atualmente, no local onde se deu o incêndio, foi construída a Universidade de Nova Iorque. Uma placa, lembrando o terrível episódio, foi lá colocada:
Deste martírio resultaram novos conceitos de responsabilidade social e legislação do trabalho que ajudaram a mudar as condições de trabalho. Portanto, o mês de março é um mês importante para não só comemorarmos, mas para também refletirmos a nossa história, valorizando nossas conquistas e nos unirmos cada vez mais para, juntos, construirmos uma sociedade justa e democrática.

Departamento Formação
00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: