PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
15 de Junho de 2010 | Notícias | Categoria | Formação Sindical

Desenvolvimento e felicidade

Sustentabilidade, trabalho, meio ambiente e modelo de desenvolvimento. Esses foram os temas da 10ª Conferência Pesquisa e Ação Sindical, evento promovido pelo Instituto Observatório Social (IOS) na semana passada em São Paulo.

Professores da USP, PUC e UNICAMP em conjunto com dirigentes da CUT, Instituto Polis, Fórum Amazônia Sustentável e OIT (Organização Internacional do Trabalho) defenderam um modelo que assegure prosperidade econômica, social e sustentável.

Para Ladislaw Dowbor, pesquisador e professor da PUC e um dos debatedores na conferência, essa construção implica em elencar de forma ordenada os resultados mínimos desejados com as
ações necessárias correspondentes.

O professor aponta que existem iniciativas que deram certo em diversas regiões do mundo, setores ou instâncias de atividades e que sendo consideradas as diversidades existentes podem ser reproduzidas como não reduzir o cidadão à miséria, não trabalhar mais de quarenta horas, rever a forma de quem se cobra imposto e onde se aplica o que se arrecada, não dificultar o acesso ao conhecimento e às tecnologias sustentáveis, garantir os recursos técnicos e organizacionais necessários para assegurar acesso a um trabalho decente e socialmente útil.

"Como sociedade, desejamos não somente sobreviver, mas viver com qualidade de vida e, porque não, com felicidade", finaliza Ladislaw Dowbor.

Departamento de Formação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: