PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
26 de Julho de 2010 | Notícias | Saúde

Hemocentros têm queda no volume de doações em julho

Baixa em estoques foi agravada pela Copa do Mundo. Os estados mais afetados são Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo

Bancos de sangue de diversas partes do Brasil sofrem com baixos estoques e promovem campanhas de doação. No inverno e especialmente no mês de julho, é comum que as reservas fiquem abaixo das metas mensais, o que é motivo de preocupação para autoridades de saúde. Neste ano, o volume de doações foi prejudicado ainda por conta da Copa do Mundo.

Os estados mais afetados são Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo. Apesar das expectativas de redução, em alguns lugares do país a situação atingiu níveis emergenciais, como o Mato Grosso do Sul, onde os estoques estão 75% abaixo do ideal. Rio Grande do Sul e Bahia têm seus hemocentros em alerta.

Doação

Para doar sangue, as condições são:
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 18 e 65 anos.
- Pesar no mínimo 50kg.
- Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

(É necessário apresentar documento oficial com foto.)Em São Paulo, a Fundação Pró-Sangue do hemocentro de São Paulo projeta uma queda de quase 10% em relação ao seu nível ideal de doações neste mês. A meta a cada 30 dias é de 12 mil bolsas de sangue coletadas. O hemocentro, o maior da América Latina, já chegou a registrar 30% de queda no mesmo período em anos anteriores.

No Rio de Janeiro e em Minas Gerais, há reduções de 30% e 50% respectivamente. Em Goiás e no Mato Grosso, as instituições já começam a se movimentar para evitar um decréscimo maior.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca), cuja sede fica no Rio de Janeiro, registra redução de 50% em seus estoques de sangue. A instituição, que faz cerca de 700 cirurgias por mês, precisa de uma média de 70 doações por dia para manter-se dentro de sua demanda. Por isso, iniciou uma campanha solicitando que as doações sejam intensificadas.

Da redação com Rede Brasil Atual

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: