PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
10 de Agosto de 2010 | Notícias | Categoria | Formação Sindical

Trabalho e Cidadania: Superando preconceitos e resistências

Terceira turma participou do curso de formação sindical nesta terça-feira (10)

 

Rossana Lana / SMABC
Trabalhadores recebem diploma do curso


"Como não conhecia o Sindicato, sempre liguei a entidade a ações radicais. Depois do curso, conheço melhor o Sindicato e agora respeito e valorizo suas atividades".

A declaração é de Márcia Adalberto Santos, que há 19 anos trabalha no Departamento de Contas a Pagar da Mercedes. Junto com outros 20 companheiros, ela participou nesta terça-feira da terceira turma do curso de formação Trabalho e Cidadania.

"A partir do momento que o trabalhador conhece, por exemplo, a complexidade de uma negociação coletiva, ele dá mais valor à organização no local de trabalho", disse Walter Souza, diretor do Sindicato responsável pelo programa.

Ele explicou que o curso é um espaço privilegiado para ouvir os trabalhadores e conhecer sua visão de mundo e sua opinião sobre o Sindicato. "Às vezes, são companheiros do nosso dia-a-dia há muito tempo, mas as conversas são muito rápidas".

Luta
Esse é o caso de José Ednaldo Calado, o Nová, soldador de chassis de ônibus na Mercedes, onde está há 18 anos.

"Sempre acompanhei as atividades no chão de fábrica, mas não tinha um conhecimento mais profundo do Sindicato, e isso é importante para sabermos mais sobre nossos direitos", comentou.

Ele disse que o curso estava dentro de sua expectativa. "Temos uma luta que deve ter continuidade. Se não for para nós, vai beneficiar as próximas gerações", concluiu Nová.

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: