PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
31 de Agosto de 2010 | Notícias | Agenda

Festa Muitos Povos, uma Cidade espera atrair 15 mil visitantes em São Bernardo. Confira a programação

Evento acontece de 3 a 7 de setembro, no Pavilhão Vera Cruz

Cerca de 15 mil pessoas são esperadas para a 2ª edição da Festa Muitos Povos, Uma Cidade, que acontece de 3 a 7 de setembro nos antigos estúdios da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, em São Bernardo do Campo. O evento, que faz parte do calendário dos festejos de aniversário de São Bernardo do Campo, destaca-se pela diversidade cultural, histórica e gastronômica, trazendo cardápio pra lá de variado, e contempla todos os gostos, classes e faixas etárias nas 40 barracas de alimentação e artesanato.

Ao todo, serão 7.340 m² de área destinados às atrações dividas em dois pavilhões. A viagem cultural passeia desde as danças típicas do Chile ao som dos tambores do taikô japonês, da tradição das danças gaúchas ao folclore português, da cadência dos instrumentos hispanos ao ritmo do balé afro, da exótica dança indiana ao sincronismo dos grupos russos, lituanos, croatas e gregos.

Já o tour gastronômico remete aos múltiplos sabores das culinárias cigana, oriental, portuguesa, italiana, grega, indiana, boliviana, chilena, lituana e alemã aos pratos típicos de Minas Gerais, Paraíba, Ceará e Bahia. O público poderá apreciar pratos como Spanakopita (Folhado de espinafre da Grécia); Samosa (pasteizinhos com recheio de batata com condimentos indianos); Salteña, empanadas e Mocochinche (Bolívia); Kugelis (Torta lituana feita de batata e bacon), além dos já apreciados feijão tropeiro, tapioca e acarajé, entre outras iguarias.

Além da amostragem das diferentes culturas, três shows fecharão as noites dos dias 4, 5 e 6 de setembro. A dupla sertaneja Alex Sandro e Marcelo fecha a noite do dia 4, Art Popular e dupla Diogo e Danilo encerram as atividades dos dias 5 e 6, respectivamente. Com entrada e estacionamento gratuitos, a festividade foi realizada pela primeira vez em 2009. O evento é uma proposta do governo municipal de apoiar, estimular e difundir a diversidade cultural de migrantes e imigrantes. A organização é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Bernardo.

Programação: 

Dia 3 (sexta) - 20h30 – Conjunto Folclórico Chile Lindo

Fundado em 1979, o conjunto foi idealizado pelo Serviço Nacional de Turismo - órgão oficial de turismo no Chile – e pelo consulado chileno em São Paulo, para servir de canal de divulgação da cultura deste país andino. Com danças típicas de todas as regiões (Norte, Centro, Sul, Araucania, Patagônia e Ilha de Páscoa), as apresentações do Chile Lindo vão traçando um mapa do país, buscando mostrar as raízes de seu povo, as histórias de sua fundação e seu folclore. Em 2008, o grupo foi o primeiro no Brasil a incorporar ao seu repertório músicas e danças da Patagônia Chilena, região que se destaca pelo tradicional mate ou chimarrão e o festival da "esquila de ovejas" ou tosquia de ovelhas. 

Dia 4 (sábado) - 12h – Mizuho Wadaiko

Mizuho Wadaiko é um grupo de taikô que surgiu dentro da Associação Cultural de Mizuho, como uma opção de atividade cultural da Associação em São Bernardo. O grupo nasceu em janeiro de 2003, estimulado pelo professor de taikô do Japão, Yukihisa Oda, que na época estava no Brasil para difundir esta arte no país.

Seus integrantes praticam o taikô simplesmente pelo prazer de tocar, sempre perseguindo o aperfeiçoamento desta arte ligada à tradição e cultura japonesa. Tem se apresentado em diversos eventos, entre eles a festa Japão em São Bernardo e Congresso Internacional de Qualidade de Vida.

Uma peculiaridade do grupo é que os integrantes têm faixa etária muito variada, tendo entre 9 e 67 anos, e apesar disso se verifica uma harmonia perfeita, unidos pelo forte laço de amor à arte. Fazem apresentações diversas como Taikô, Kendô e Boni-Odori. 

15h30 – Centro de Tradições Gaúchas "Meu Pago"

O Centro de Tradições Gaúchas apresenta o melhor da cultura do Rio Grande do Sul, por meio da Invernada Artística, com performances dos grupos Mirim, Adulto e Xiru mostrando danças tradicionais, declamações, chula, causos e trovas, tudo com muita alegria e descontração.

17h – Rancho Folclórico Português Aldeias de Nossa terra

Com o nome "Rancho Folclórico Português Aldeias da Nossa Terra" o grupo é formado por um grande grupo de amigos, alguns deles há mais de 20 anos na defesa do folclore. A força do nome faz com que esse grupo formado aproximadamente por 50 pessoas tenha como meta defender as tradições e costumes de Norte a Sul de Portugal, através do autêntico folclore português no rigor de seus trajes, coreografias e músicas apresentadas. 

18h30 – Grupo Folclórico Troyka de Danças Russas

O Grupo Troyka foi fundado em 1982 e as apresentações personificam o povo russo. Os trajes e músicas utilizados são cuidadosamente pesquisados. Atualmente a equipe conta com um acervo de mais de 40 coreografias épicas, clássicas ou estritamente folclóricas. 

19h30 – Sociedade Hispano – Grupo Lembranza e Agarimo

Grupo foi fundado há cerca de 50 anos por imigrantes vindos da Espanha. Atualmente a equipe é composta por descendentes e também brasileiros. O grupo, que representa a parte noroeste da Espanha, se apresenta com instrumentos e danças típicas da região.

20h - Show com a dupla sertaneja Alex Sandro & Marcelo 

Dia 5 – Domingo 

12h - Grupo Folclórico La Bella Itália

O Grupo Folclórico La Bella Itália foi fundado em 10 de novembro de 1991 com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a cultura italiana. Por meio de danças de diversas regiões o grupo apresenta a beleza e a riqueza do folclore italiano. 

15h30 – Mona Kavungo – Balé Afro

O projeto "Mona Kavungo – Movimentos da Natureza", do Centro de Cultura Afro-brasileira Asé Ylê do Hozooane, visa valorizar e divulgar a cultura afro-brasileira, como formadora desta grande diversidade étnica da nossa cultura brasileira. O espetáculo Mona Kavungo foi inspirado na mitologia em que os orixás narram suas histórias ligadas ao cotidiano, aos mistérios do universo, a personalidades e relações de parentesco. 

16h30 – Grupo de Danças Ciganas Espírito Gitano

A apresentação do Grupo de Danças Ciganas "Espírito Gitano" busca levar ao público um pouco do universo cigano. O Grupo conta com 10 componentes e já se apresentou em diversos locais e eventos, entre eles, a Festa das Nações de Rio Claro e muitas edições do Festival da Amizade - Revelando São Paulo. 

17h – Grupo de Danças Gregas Neolea

O Grupo de Danças Gregas Neolea foi fundado em 1967 e pertence a Coletividade Helênica de São Paulo. O objetivo é congregar jovens heleno-descendentes e filelenos por meio da dança. 

18h30 – Conjunto de Músicos e Cantores da Nação Guarani 

19h30 – Dança Clássica Indiana e Bollywood

Gyaneshree nasceu em Nagda, estado de Madhya Pradesh, na Índia. Nascida em família de músicos clássicos, iniciou seus estudos em dança clássica aos 5 anos de idade sob a tutela de guru Shri Suresh Dharmadhikari Ji, na tradição de Jaipur Gharana. Graduada em ciências pela Universidade Devi Ahilya (Indore), concluiu o mestrado em dança Kathak sob a tutela de guru Dra. Suchitra Harmalkar. Fez apresentações em festivais como Geet Ramayan, Nari Shakti, Malwa Utsav, Lok Sanskriti Manch, nas cidades de Nagda, Pune, Mumbai, Goa, Bhopal, Chitrakut, Patna entre outras.

Para aprimoramento de suas performances em dança Kathak, estudou com eminentes gurus, entre eles Shri Puru Dadhich e Vibha Dadhich. Participou de workshops dados pelo Pandit Birju Maharaj Ji. Começou a lecionar dança Kathak na Internacional Choithram Organization em Indore em 2005.

Em 2007, em Nova Delhi, associou-se a renomada escola internacional Banyan Tree World School, passando a lecionar a dança Kathak como terapia para alunos deficientes. Na mesma Escola ensinava também como atividade extracurricular danças no Estilo de Bollywood. 

20h – Show Musical com Art Popular 

Dia 6 (segunda) 

13h30 – Grupo Folclórico Akhulli

Grupo Folclórico Akhulli formou-se em 2007 e tem por objetivo preservar, pesquisar e difundir o folclore Andino e Latino Americano através da musica, danças e arte; sem perder o contato com o que lhe é próprio. Esse pensamento interior faz com que o grupo seja atual, porém permanente pesquisador das raízes, buscando despertar o estímulo pelo estudo e conhecimento da cultura Andina e Latino Americana. 

15h30 – Apresentação Indiana

Apresentação de música indiana instrumental, por meio dos instrumentos sitar e tabla (cordas e percussão indiana). Os músicos descendentes de indianos Krucis Khan e Sagar Karahe levam ao público um pouco da cultura indiana. 

18h30 – Grupo de Dança Alemã Hallo Welt

O grupo de danças alemãs Hallo Welt foi fundado em 2008 por descendentes de alemães, austríacos e suíços. As apresentações do grupo buscam resgatar as tradições do povo alemão, por meio da dança folclórica. A Cia conta, atualmente, com 20 dançarinos que, trajados tipicamente, levam a cultura alemã aos presentes. 

20h – Show Musical com a dupla Diogo & Danilo 

Dia 7 (terça) 

13h30 – Sociedad Folklorica Boliviana

O grupo Sociedad Folklorica Boliviana foi fundado em 2003, com o intuito de preservar e divulgar a tradicional cultura boliviana através da música e da dança, reunindo crianças, jovens e adultos, sem distinção de idade, sexo, raça, condição social, política ou credo religioso.

Em meio à diversidade de empecilhos encontrados por imigrantes para inserção na sociedade, o grupo identificou formas de colaboração e optou por participar ativamente da inclusão social de crianças e jovens bolivianos, proporcionando momentos de lazer e estimulando o senso de responsabilidade, utilizando como instrumento a arte e expressão corporal, através da música e da dança. 

17h – Grupo de Danças Folclóricas Jadran, da Sociedade Amigos da Dalmácia – Croácia

O Grupo Amigos da Dalmácia leva ao público o melhor da cultura croata. O grupo usa vestimentas típicas e um repertório eclético que desvendam as diversas regiões do país do leste europeu. 

18h30 – Nemunas Ansamblis – Danças Folclóricas Lituanas

Nascido em 1971 o Nemunas Ansamblis, grupo de danças folclóricas lituanas, apresenta-se em diversos festivais culturais no Brasil, tais como Expoflora, Festival Internacional de Cultura, entre outros. O Grupo também participou de eventos internacionais nos EUA, Canadá e Lituânia. São 20 dançarinos com faixa etária entre 15 e 30 anos. Animado, criativo e empolgante, o repertório do grupo é renovado a cada ano, tendo como base pesquisas e trabalhos realizados em parceria junto ao Comitê Internacional de Danças Folclóricas Lituanas. 

19h30 - Conjunto Folclórico Chile Lindo 

Praça de Alimentação 

Japão
Cardápio: Yakissoba, Tempura, Pastel, doce japonês, suco de fruta natural

Itália
Cardápio: Macarrão, Porpeta, Rondeli, Alcachofra

Grécia
Cardápio: Mussaká (lasanha de berinjela grega com molho branco), Spanakopita (Folhado de espinafre), Tiropita (Folhado de queijo), Pastitsio (Macarrão com carne moída e molho branco), Tzaziki (antepasto de coalhada seca , pepino e alho), Kurabiedhes (Mantecal de amêndoas), Baclavá (Folhado de Nozes), Ouzo (bebida típica grega, destilado de raízes de beterraba aromatizado com aniz estrela)

Índia
Cardápio: Samosa (Pasteizinhos com recheio de batata com condimentos indianos), Bhajya (Croquetes de batata e cebola com farinha de grão de bico), Gulab Jamun (bolinhos de leite em pó embebido em caldas de rosas), Jalebi (Massa crocante encaracolada embebido em calda de açafrão e cardomomo), Mathri (Palitos crocantes de farinha de trigo com condimentos indianos), Chay (Chá preto com leite cardamomo e gengibre) Lassi (Refresco de Yogurte e leite com essência de rosas e cardomomo)

Bolívia
Cardápio: Salteña, empanadas e Mocochinche (Suco (chá) de pêssego desidratado típico de Bolívia)

Chile
Cardápio: Empanadas chilenas, Pastel de choclo, Humitas, Tortas de mil folhas, Alfajores, Chilenitos, Pisco chileno e Borgoña

Lituânia
Cardápio: Kugelis (Torta lituana feita de batata e bacon), Krustai (Torta lituana de amora ou framboesa), Torta de Ricota, Krupnikas (Licor de mel), Kiaulienos sumustinis (sanduiche de carne de porco) Lietuvisko torta (bolo lituano – sabores variados)

Alemanha
Cardápio: Aplfelstrudel (Torta de maçã), Schubilig, Einsbein (Joelho de porco defumado), Chucrute, Salada de batata cozida, Cervela (salsicha branca)

Minas Gerais
Cardápio: Feijão tropeiro, Doce caseiros diversos, Frango caipira, Leitão a pururuca, Pernil, Pão de queijo

Ceará 
Cardápio: Tapioca, Baião de sois, Mungunza, Pão de arroz

Ciganos
Cardápio: Guibanitsa, Sarmá

África / Bahia 
Cardápio: Cuzcuz de tapioca, Bolo de mandioca, Cocada, Acarajé

Portugal
Doces portugueses diversos

Serviço

2 ª Edição da Festa Muitos Povos, Uma Cidade

Dia 3 – das 18h às 21h

Dias: 4 a 7 – das 11h às 21h

Pavilhão de Exposições Vera Cruz

Endereço: Avenida Lucas Nogueira Garcez, 756, Jardim do Mar

Entrada e estacionamento gratuitos

Da Prefeitura de São Bernardo

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: