PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
9 de Setembro de 2010 | Notícias | Agenda

Encontro no Sindicato debate as políticas de quilombos em São Paulo e no Brasil

A política para as Comunidades de Quilombos está na pauta nacional de maneira mais visível desde 1988 com monitoramento sistemático da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas - CONAQ.

A principal missão da CONAQ é de mobilizar as comunidades quilombolas, assessorar na formação de associações locais, regionais, federações, entre outros mecanismos, além do  monitoramento das ações das forças conservadoras contra os quilombos.

Os conflitos fundiários hoje existentes em algumas comunidades quilombolas representam a disputa da direita reafirmando a visão das elites do país. Vivemos um momento de extrema tensão e, ao mesmo tempo, da oportunidade de aprofundar o debate sobre a implementação dessa política, impulsionada no atual Governo Federal.

Com o intuito de aprofundar as discussões sobre essa realidade e também de contribuir para os debates relativos às proposições das candidaturas federais e estaduais, realizaremos o Encontro: As políticas de quilombos em São Paulo e no Brasil .
Os principais resultados do Encontro: As políticas de quilombos em São Paulo e no Brasil serão a “Carta de Compromisso com os Quilombos do Estado de São Paulo” e “Carta da CONAQ para os Candidatos a Presidência da República”. 

O encontro acontecerá neste sábado e domingo, dias 11 e 12 de setembro no Centro de Formação Celso Daniel no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Rua João Basso, 231 – Centro – São Bernardo do Campo - São Paulo.

Programação:

11 de setembro

8h30 às 9h – Abertura com a coordenação da CONAQ

9h às 11h0 - Análise das políticas de quilombo promovidas pelo governo federal. Convidados: Givânia da Silva, CONAQ e Coordenadora de Regularização Fundiária do INCRA, Matilde Ribeiro, ex-ministra da Igualdade Racial e assessora do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e representante da direção da CONAQ.

11h30 às 13h – Debate sobre organização do 4º Encontro Nacional de Quilombos, a ser realizado em 2011. Coordenação: Integrantes da direção da CONAQ.
 

14h às 15h30 – Encaminhamentos em relação à Coordenação Executiva da CONAQ. Coordenação: Integrantes da direção da CONAQ.

15h30 às 16h – Intervalo

16h às 18h – Debate sobre perspectivas da organização de quilombos em São Paulo e no Brasil. Coordenação: Integrante da Comissão de Justiça e Paz, representante da Coordenação de Quilombos de São Paulo e representante da CONAQ.

19h às 21h30 – Debate sobre conjuntura política nacional e os desafios para a garantia dos direitos dos quilombolas. Convidados: representante do PT, da CUT Nacional e da Frente Nacional de Quilombos da Câmara Federal.
 
 
12 de setembro

8h30 às 10h – Aprovação da Carta da CONAQ para os Candidatos a Presidência da República.

10h30 às 12h30 – Encaminhamentos finais.

14h às 15h30 – Ato: Os compromissos com a política de Quilombos no Estado de São Paulo (previsão da presença dos candidatos ao governo de São Paulo e demais candidatos e autoridades). Coordenação: Representantes da Comissão de Justiça e Paz, Coordenação Estadual de Quilombos e CONAQ.

16h – A cultura dos negros com Congada do Parque São Bernardo, Hip Hop Quilombola de Parati e com o cantor Victor Trindade, neto ddo poeta Solano Trindade. 

Promoção: Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas.

Apoios: Central Única dos Trabalhadores; Confederação Nacional dos Metalúrgicos; Comissão de Justiça e Paz; e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Contatos: Mary (11) 6572 5106 e Kika Silva (11) 7239 2243.

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: