PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
1 de Fevereiro de 2011 | Notícias | Categoria | Formação Sindical

Trabalho e Cidadania forma nova turma


Foto: Rossana Lana / SMABC

O Sindicato retomou nesta terça-feira o curso Trabalho e Cidadania formando mais uma turma, desta vez com 22 companheiros na Ford e Mercedes.

Durante todo o dia, eles participam de oficinas e debates sobre direitos sociais e trabalhistas e formas de representação dos trabalhadores.

Mais de 500 metalúrgicos participaram do curso no ano passado e as previsões são de crescimento. “Teremos 80 aulas, envolvendo cerca de 2.500 companheiros”, prevê Walter Souza, diretor do Sindicato responsável pelo programa.

“Vamos desenvolver novos temas. E também queremos a adesão de mais empresas”, completou.

“Uma história que todo metalúrgico deve conhecer”
“O curso é importante para que os mais jovens conheçam a história do Sindicato e se sintam participantes de uma categoria unida e de luta”, disse Aparecido da Silva Freire, o Cido, que está na Mercedes desde 1979.

Ele foi cipeiro por cinco mandatos e eleito para dois mandatos na Comissão de Fábrica, entre 1985 a 1989.

“O curso mostra nossa organização. Neste ano estamos comemorando 30 anos da primeira representação no local de trabalho, que foi na Ford em 1981”, lembrou Cido.

Wilson Rodrigues da Silva, que trabalha na Ford desde 1982, disse que as empresas saem ganhando com trabalhadores mais esclarecidos.

“Antes a gente só reivindicava. Hoje, organizados, apresentamos os problemas e também as soluções e alternativas”, comentou, lembrando que a união da companheirada foi responsável por garantir empregos, salários e direitos. 

Da Redação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: