PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
6 de Fevereiro de 2011 | Notícias | Categoria | Eleições no Sindicato

Assembleia dá início ao calendário eleitoral do Sindicato

Trabalhadores definiram relação de empresas que terão eleições para os CSEs

Compartilhar: Publicar:


Foto: Rossana Lana / SMABC

Na manhã deste domingo, dia 6, assembleia realizada na Sede do Sindicato deu início ao processo eleitoral do Sindicato para renovação da direção da entidade.

Os trabalhadores definiram a relação das empresas onde vão ocorrer eleições para os Comitês Sindicais de Empresa (CSE) e a quantidade de participantes de cada um. Também foi escolhida a comissão eleitoral e definido o calendário.

O presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, classificou a eleição de histórica, já que neste ano faz 30 anos da criação da primeira comissão de fábrica, a da Ford em 1981.

“Deixamos de ser um sindicato de porta de fábrica e fomos para dentro das empresas”, disse, comentando que essa organização no local de trabalho se consolidou com os Comitês Sindicais.

“O CSE faz a lei ser cumprida”, afirmou Sérgio Nobre. Como contraponto, lembrou que a maioria das ações na Justiça do Trabalho reivindica cumprimento de direitos básicos dos trabalhadores. “Se tivesse um CSE em cada fábrica o Brasil seria melhor”, comentou.

Para que isso seja possível, o Sindicato está elaborando um projeto de lei reconhecendo os CSEs e seu papel de negociador. “Nossa experiência é vitoriosa e queremos estende-la para todo o País”, concluiu.

Cinco na Comissão Eleitoral
A Comissão Eleitoral aprovada pela assembleia é formada por Edilson Ferreira da Silva, o Zé do Mato, que foi diretor do Sindicato e da Comissão da Mercedes. Ele será o presidente.

Também participam Adilson Gatti, da CF da Volks, João Ferreira Passos, o Bagaço, ex CF da Ford e diretor do Sindicato, José Quixabeira, o Paraíba, da coordenação da CF da Ford, e Rosi Machado, ex CSE da Makita e diretora do Sindicato.

Inscrições iniciam processo
Nesta semana, entre quarta e sexta feira, dias 9, 10 e 11, estarão abertas as inscrições  dos Comitês Sindicais de Empresa, que formarão a Direção Plena do Sindicato.

As inscrições devem ser feitas na Secretaria Geral do Sindicato, na Sede em São Bernardo. A relação dos documentos necessários para a inscrição pode ser retirada na Secretaria do Sindicato a partir de amanhã, segunda-feira.

As eleições do primeiro turno serão realizadas nos dias 22 e 23 de março. Nos dias 4 e 5 de maio será realizado o segundo turno, definindo o Conselho da Executiva e o o Conselho Fiscal.


VEJA NA TRIBUNA DESTA TERÇA-FEIRA, DIA 08, O EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÕES PARA COMPOSIÇÃO DOS COMITÊS SINDICAIS DE EMPRESA, COMITÊ SINDICAL DOS APOSENTADOS, CONSELHO DA EXECUTIVA DA DIREÇÃO E O CONSELHO FISCAL.


Crédito do vídeo: TVT

Da Redação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: