PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
14 de Abril de 2011 | Notícias | Saúde

Saúde do Trabalhador: Psiu, isto te interessa

É preciso que você, que está aí no seu trabalho, numa área mensalista atrás do seu computador, na produção operando uma máquina, ou suando para acompanhar uma linha, saiba que existe uma única condição que nos une: o trabalho. O trabalho que fazemos para manter nossas vidas.

Mas, o trabalho que fazemos é um trabalho que nos suga, que retira de nós as nossas forças, a nossa alegria, retira de nós os sonhos, mata os desejos e frustra as esperanças. É por isso que esse trabalho estressa, adoece, deprime e aliena.

É por isso que esse trabalho isola companheiros. Semeia a individualidade onde deveria brotar a solidariedade e, dessa forma, nos faz fracos, indefesos e querendo desesperadamente encontrar saídas para o nosso caso particular.

Essas palavras são para você, que está aí sofrendo sozinho ao lado de centenas de outros que vivem a mesma realidade e sofrem dos mesmos males.

O trabalho que você faz não tem significado ou representação sozinho, porque é parte de um todo. O fruto do trabalho de cada um desaparece no produto ou na imaterialidade do serviço, que é sempre coletivo.

Apesar disso, a avaliação do trabalho é individual, a meta imposta e sem limite é individual e, da mesma forma, sua dor no ombro é individual, sua tristeza é individual e sua frustração é problema seu.

Mas, isso tem que mudar, você não acha? Pergunte ao “competidor” que  senta ao seu lado o que ele acha.

Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente 

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: