PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
15 de Abril de 2011 | Notícias | Memória

Memória: O maior ato popular da história do Brasil


Foto: Reprodução

No dia 16 de abril de 1984, cerca de 1,4 milhão de pessoas lotou o Parque do Anhangabaú, em São Paulo, para exigir a volta das eleições diretas para presidente da República. 

Em abril de 1983, o deputado Dante de Oliveira apresentou a proposta. O PT se empolgou com a ideia e organizou o primeiro comício. O ato desencadeou uma campanha que ganhou imensa aceitação e capacidade de mobilização popular.

Comícios gigantescos se sucederam. No palanque ficavam todos os partidos de oposição, sindicalistas, artistas. No chão, milhares de pessoas vestindo camisetas amarelas com os dizeres Eu Quero Votar Pra Presidente. 

Entre janeiro e abril, dez milhões de pessoas saíram às ruas exigindo Diretas-Já. Pesquisas mostravam que 80% da população aprovavam a medida.

Na véspera da votação, as oposições se deslocaram a Brasília para pressionar os parlamentares votar pela emenda. O governo, que não havia interferido no movimento, resolveu agir e lembrou ao País que o Brasil era uma ditadura. 

Barreiras impediram as caravanas de entrar em Brasília, houve censura, prisões e repressão a manifestações populares. Tropas cercaram o Congresso Nacional e dissolveram com violência passeatas. 

No dia 25 de abril, a emenda das Diretas-Já foi derrotada. Mas deixou a lição que articulou povo e oposição para acabar com a ditadura no ano seguinte.

Da Redação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: