PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
17 de Maio de 2011 | Notícias | Memória

Greve na Scania completa o 33º aniversário

Uma das grandes mobilizações metalúrgicas na Região, a greve da Scania, em São Bernardo, completou 33 anos na última quinta-feira (12/05). A reivindicação dos trabalhadores marcou a força da categoria metalúrgica, a volta da democracia e também a força da unidade sindical regional.

De acordo com o ex-diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, na época ferramenteiro da Scania, que liderou o movimento e, atualmente, vice-prefeito de Diadema, Gilson Menezes, o objetivo do movimento “era retirar as amarras que a ditadura impôs”.

“O foco era conquistar o respeito aos trabalhadores. Naquela época percebíamos que, se de fato lutássemos, poderíamos  conquistar a liberdade. Sendo assim, decidimos encarar tudo e a todos. Os metalúrgicos decidiram ir à luta, entraram na fábrica e cruzaram os braços. Depois dessa mobilização passamos a ser mais respeitados”, lembrou.

Para Menezes, o movimento dos trabalhadores surpreendeu até mesmo parte da diretoria do SMABC (Sindicato dos Metalúrgicos do ABC). “Poucos imaginavam que, de fato, era possível paralisar uma multinacional, mas, os trabalhadores estavam muito unidos e todos possuíam o mesmo objetivo”, comentou.

Saiba mais: http://bit.ly/iKrWGn

Do ABCD Maior
 

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: