PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
23 de Agosto de 2011 | Notícias | Memória

Memória: 1º Conclat aprova fundação da CUT

Há 30 anos, mais de 5 mil delegados de mil entidades de todo o País participaram na Praia Grande, em São Paulo, da 1ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), num momento de rearticulação política dos movimentos sociais contra a ditadura militar.

Durante três dias, de 21 a 23 de agosto de 1981, a conferência reuniu trabalhadores de todas as correntes políticas, desde os pelegos até os revolucionários, nesse que é considerado o maior encontro sindical dos últimos tempos no Brasil.

O ato foi também uma demonstração de força contra os militares. Entre as principais decisões estavam a redução da jornada semanal de 48 para 40 horas, o direito de greve, a liberdade e autonomia sindical.

Apesar do discurso de unidade, a conferência rachou. De um lado ficaram os favoráveis a eleger uma comissão nacional para fundar a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e, de outro, os contrários.

O primeiro grupo venceu e foi formado um comitê unitário, o que não impediu a divisão do movimento sindical brasileiro mais adiante. Mesmo a previsão era criar a CUT no ano seguinte não vingou e ela só foi fundada em 1983.

Da Redação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: