PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
28 de Novembro de 2011 | Notícias | Categoria | Formação Sindical

Mensalistas na Itaesbra participam do Trabalho e Cidadania


Turma do Trabalho e Cidadania de segunda-feira (28). Fotos: Rossana Lana / SMABC

Pela primeira vez um grupo de cinco mensalistas em autopeças participou do programa Trabalho e Cidadania. Os trabalhadores na Itaesbra, de Diadema, conheceram nesta segunda-feira (28) a história e a atuação do Sindicato e como são feitas as negociações coletivas e a construção de acordos da categoria.

Desde outubro, os horistas na empresa participam do programa e os resultados já são visíveis dentro da fábrica. “Quem participa volta mais consciente do papel do Sindicato e sabendo quanto é importante a negociação e o diálogo permanente na hora de cobrar uma reivindicação”, conta Francisco Dijalma Leite, o Dotô, do CSE na Itaesbra.


Os trabalhadores na Itaesbra: Amanda, Edivaldo, Andréia, Jonatas e Guilherme

“Nunca estive no Sindicato e aprendi no curso que sua atuação é muito maior do que pensava. Muitas vezes a gente tem receio de participar da vida sindical. Na área administrativa, principalmente, só ficamos sabendo das coisas depois do que acontece em uma assembleia.” Amanda Bonnatti, do setor de compras.  

“Fiquei surpreso com a forma que são feitas as negociações na Campanha Salarial. Hoje, o Sindicato se preocupa mais em se aproximar do trabalhador e também da sociedade. Se todos tivessem a oportunidade de participar do curso teriam uma visão melhor do Sindicato”. Edivaldo Almeida, da contabilidade.

“Não tinha noção de toda a história e da luta do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC pelos trabalhadores, por isso gostei muito. O curso acaba dando mais abertura também para você se aproximar das atividades e conhecer de verdade o que o Sindicato faz”. Andréia Lima, do setor financeiro. 

“Entrei há apenas dois meses na fábrica e na categoria dos metalúrgicos. Então o curso foi interessante pra eu conhecer algo que nem fazia ideia que existia. É uma quebra de gelo pra gente. Agora eu posso falar que conheço o trabalho do Sindicato”. Jonatas Sjorberg, do setor de tecnologia da informação. 

“Hoje fiquei sabendo mais da origem, da história das luta e de como os trabalhadores tiveram seus direitos defendidos. Esse curso mostra que a empresa quer que exista diálogo com o Sindicato, o que quebra muitas barreiras pra quem é do setor administrativo”. Guilherme Demontieux, do Departamento Pessoal.

CLIQUE AQUI E VEJA A GALERIA DE FOTOS DO CURSO

Da Redação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: