PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
24 de Janeiro de 2012 | Notícias | Memória

Memória: Congresso de metalúrgicos aprova construção de partido de trabalhadores


Primeira direção provisória do PT, fundado em 1980. Foto: Imagens da Luta

O 9º Congresso Estadual dos Metalúrgicos de São Paulo, realizado na cidade de Lins entre 22 e 26 de janeiro de 1979, mostrou a insatisfação da categoria às mordaças impostas pela ditadura num momento em que o País caminhava rumo à democracia.

O encontro reuniu cerca de cinco mil representantes de 37 sindicatos e refletiu uma nova etapa de reorganização da sociedade, que pressionava os militares por liberdade e fim da repressão.

A greve realizada no ano anterior pelos metalúrgicos do ABC, que desafiaram a lei de greve e a política de reajuste salarial anual, apontava qual o caminho a ser seguido, lançando as bases do movimento conhecido como Novo Sindicalismo.

O Congresso colocou essa nova realidade em prática, ao aprovar a luta por liberdade e autonomia sindical, com o fim do imposto sindical; o reconhecimento dos delegados sindicais nas fábricas, a adoção do contrato coletivo de trabalho e o fim da Lei de Greve.

O congresso também aprovou tese apresentada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André propondo a criação de um partido só com trabalhadores.

Em fevereiro do ano seguinte o PT foi formalmente fundado.

Da Redação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: