PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
26 de Abril de 2012 | Notícias | Saúde

Movimento lembra vítimas de acidentes e doenças de trabalho

Seminário nesta sexta debate o tema e relembra o dia Mundial em Memória às Vítimas

O movimento sindical do ABC realiza nesta sexta-feira (27) o seminário ‘Saúde Mental e Trabalho: Impacto na Vida do Trabalhador’, em memórias às vítimas de acidentes e doenças do trabalho. O encontro será no anfiteatro do Quarteirão da Saúde em Diadema, a partir das 8h.

Os transtornos mentais desencadeados pela organização do trabalho, os acidentes de trabalho e as consequências para a saúde mental dos trabalhadores, além das perícias médicas do INSS e os transtornos mentais relacionados ao trabalho são temas que serão debatidos durante o evento.

“Precisamos investir na organização no local de trabalho”, afirma Mauro Soares, diretor do Sindicato e da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT.

“Os Comitês Sindicais de Empresas e as CIPAs fiscalizam o cumprimento da legislação para que possamos diminuir o número de acidentes nas fábricas”, prossegue.

O ato será encerrado com uma caminhada entre o Quarteirão da Saúde e o posto da Previdência Social. “Será mais um dia de luta para relembrar quem saiu de casa para trabalhar e nunca mais voltou”, conclui Mauro.

Saiba como surgiu o Dia Mundial em Memória às Vítimas
O dia em memória às vitimas de acidentes de trabalho, 28 de abril, surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical, espalhando-se por diversos países por meio de sindicatos, federações, confederações locais e internacionais.

O dia foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.

Por isso, desde 2003 a Organização Internacional do Trabalho (OIT) elegeu este dia à reflexão sobre a segurança e saúde no trabalho.

No Brasil, a data foi instituída como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho em maio de 2005, pela Lei nº 11.121. 

Da Redação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: