PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
5 de Julho de 2012 | Notícias | Memória

Central nasceu em São Bernardo

 

Arquivo
1º CONCLAT

A CUT, Central Única dos Trabalhadores, foi fundada em 28 de agosto de 1983 em São Bernardo, durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT).

O CONCLAT reuniu 5.059 delegados, de 912 entidades (335 urbanos, 310 rurais, 134 associações pré-sindicais, 99 associações de funcionários públicos, 5 federações, 8 entidades nacionais e confederações), que lotaram o Pavilhão Vera Cruz e imprimiram um capítulo importante da história do País.

Jair Meneguelli, presidente do Sindicato, na época, foi eleito para comandar a direção colegiada da entidade que acabara de ser criada. Um ano depois, o metalúrgico se tornou o primeiro presidente da CUT.

Conjuntura
De 1964 a 1985 o Brasil viveu sob o regime militar, caracterizado pela falta de democracia, supressão dos direitos dos trabalhadores, perseguição política, repressão, censura e tortura.

Porém, do final da década de 1970 até meados dos anos 1980, iniciou-se no País um amplo processo de reestruturação da sociedade.

Este período registra, ao mesmo tempo, o enfraquecimento da ditadura e a reorganização de inúmeros setores da sociedade civil, que voltam aos poucos a se expressar e a se manifestar publicamente.

Neste cenário de profundas transformações políticas, econômicas e culturais, protagonizadas essencialmente pelos movimentos sociais, surge o chamado “novo sindicalismo”, a partir da retomada do processo de mobilização da classe trabalhadora.

Estas lutas, que tiveram início com a greve na Scania, em São Bernardo, em 1978, uniu as direções sindicais contrárias ao sindicalismo oficial e deu origem à Central Única dos Trabalhadores.

A CUT é, assim, resultado da luta de décadas de trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade pela criação de uma entidade única que os representasse e significa mais do que um instrumento de luta e de representação real da classe trabalhadora, mas um desafio de dar um caráter permanente à presença organizada dos trabalhadores na política nacional.

SAIBA MAIS
CUT realizará maior congresso de sua história

Da Redação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: