PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
5 de Novembro de 2012 | Notícias | Memória

Dia 3 de Novembro, Dia do Direito de Voto para Mulheres no Brasil

 

Com o fim segundo turno, posso afirmar claramente que o voto das mulheres foi decisivo na busca pela reconstrução de suas cidades e o desejo de um futuro melhor para suas famílias. Em aproximadamente 5,7 mil municípios do País, mais de 70 milhões de mulheres são eleitoras, o que caracteriza uma fatia também importante da nossa democracia.

Elas são chefes de família, mães, estudantes, profissionais de diversas categorias, militantes e, acima de tudo, lutadoras. Guerreiras. Desdobram-se entre filhos, emprego e a comunidade em que vivem. Elas, sim, são eleitoras que merecem destaque não só pelos obstáculos diários que conseguem ultrapassar, mas por sua história dentro da democracia brasileira.

Hoje, todos temos o direito de escolher nossos gestores, seja a nível nacional, estadual ou municipal, embora nem sempre tenha sido assim. Em 1822, logo após a independência do Brasil, só podiam votar homens brancos e ricos. Pobres, negros, escravos, índios e mulheres estavam fora daquele processo inicial democracia.

O direito ao voto da mulher foi assegurado apenas em 1932, por meio do Código Eleitoral Provisório. Ainda assim, só era permitido o voto das mulheres casadas que tivessem autorização do marido. O pleno direito ao voto feminino sem restrições só chegou em 1934 – há menos de oito décadas.

Desta forma, comemorar o Dia do Direito de Voto para Mulheres no Brasil no dia 3 de novembro é comemorar a democracia. É comemorar a participação das brasileiras que ajudam a construir o futuro de nosso país, avançando cada vez mais na igualdade de direitos.

Parabéns às mulheres, parabéns à democracia!

Feliz Dia do Direito de Voto para Mulheres.

 

Do Vermelho.org

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: