PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
12 de Março de 2013 | Notícias | Direitos

Sindicalistas vêm ao Brasil protestar contra fábrica da Nissan nos EUA

Um grupo de sindicalistas americanos virá a São Paulo na terça feira, dia 12, para fazer denúncias contra uma fábrica da Nissan sediada no Mississippi, nos EUA.  Os trabalhadores acusam a Nissan de trabalho escravo, práticas discriminatórias e antissindicais. Segundo eles, os salários são baixos e metade dos trabalhadores tem contrato temporário, o que gera insegurança.

A UAW (United Auto Workers), sindicato que representa metalúrgicos nos EUA e outros países, reclama também que a direção impede a organização dos trabalhadores e ameaça quem for sindicalizado. A iniciativa faz parte da campanha ’Mississippi Alliance for Fairness at Nissan’ (Aliança do Mississippi por Justiça na Nissan) e é apoiada pela CUT, Força Sindical e UGT.

O protesto não envolve trabalhadores da Nissan no Brasil. A montadora está construindo sua primeira fábrica própria em Resende (RJ). Hoje, a maior parte dos veículos comercializados são importados do México. Na fábrica da Renault, em São José dos Pinhais (PR), a montadora japonesa fabrica apenas o Livina e a Frontier.



Da Folha de S. Paulo via Blog do Dieese

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: