PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
23 de Maio de 2013 | Notícias | Saúde

Comissão de Saúde tem novos representantes e desafio de evitar acidentes

A Comissão de Saúde do Sindicato tem doze novos integrantes (veja quadro), que assumiram com o objetivo de diminuir as doenças do trabalho, evitar os acidentes e preservar a vida nas fábricas da base.

Um levantamento feito pelos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, os Cerests, da região, junto à Previdência mostrou o aumento de trabalhadores acidentados e lesionados e acendeu a luz amarela.

“Os representantes dos Cerests foram unânimes em afirmar que esse aumento está ocorrendo”, disse o coordenador da Comissão, Amarildo Sesário de Araújo, do CSE na Mahle.

Segundo ele, a Comissão está pedindo aos centros que classifiquem os casos por categoria.

“Precisamos saber se este crescimento também acontece em empresas da base para determinar ações efetivas contra isso”, afirmou.

 

Prevenção

Para Amarildo, é importante conhecer o problema, mas principalmente capacitar os representantes, que estão na CIPA, nos CSEs, nas Comissões de Fábrica e nos SURs, para o trabalho de prevenção.

“O representante tem que estar preparado para o debate sobre saúde. O Sindicato, por meio da Comissão de Saúde, tem que dar esse respaldo”, destacou.

Por conta disso, a Comissão elaborou junto aos Departamentos de Saúde e de Formação do Sindicato um curso para conhecer as causas, consequências e formas de evitar os acidentes e prevenir as doenças do trabalho.

A primeira turma vai reunir cerca de 30 representantes por dois dias, mas o coordenador garante que o encontro continuará capacitando CSEs, cipeiros e militantes para preservar a vida do trabalhador por meio do conhecimento.   

 

 

Conheça os novos integrantes da Comissão

 

Da Redação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: