PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
5 de Junho de 2013 | Notícias | Direitos

Metalúrgicos na Mardel conquistam sábados alternados

 

Em assembleia, trabalhadores aprovam sabádos alternados. Foto: Paulo de Souza/SMABC

 

 

Ontem, os cerca de 500 trabalhadores na Mardel, em Ribeirão Pires, festejaram bastante uma conquista que demorou quatro anos de lutas para ser alcançada.

Em assembleia na porta da fábrica, os companheiros aprovaram o acordo negociado pelo Sindicato com a empresa, que garante o trabalho em sábados alternados ainda em junho.

O coordenador da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Juarez Barros, o Buda, lembrou que durante os últimos quatro anos os trabalhadores fizeram diversas propostas para a Mardel com o objetivo de cumprirem sábados alternados.

“Eles sugeriram inclusive reduzir o horário de almoço, mas a empresa nunca aceitou”, prosseguiu Buda. “Após várias recusas, a companheirada decidiu que era uma questão de honra conquistar a reivindicação e começaram a fazer diversos atos de protesto exigindo a abertura de negociações”, contou Buda.

A mobilização forçou a empresa a conversar com os companheiros e, após vários meses de negociações e muitas plenárias, finalmente a empresa concordou com os sábados alternados.

 

Sem calmaria

“A conquista teve um sabor especial para os trabalhadores porque eles tomaram consciência que eram os verdadeiros agentes do processo”, analisou Buda.  

“Mas ainda restam muitas conquistas por vir”, afirmou o dirigente. “A mais importante no momento é a representação sindical no local de trabalho para que outras conquistas sejam possíveis”, acentuou.

“É importante a mobilização continuar, caso contrário os companheiros ficam só na calmaria e vão esperar mais quatro anos até alcançarem a próxima conquista”, concluiu Buda.

 

Da Redação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: