PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
18 de Junho de 2013 | Notícias | Memória

Presos e torturados pela ditadura debatem no Sindicato

Na próxima sexta-feira (21) acontece o “Acorda ABC – Em busca dos nossos mártires”, atividade aberta a participação de todos e que tem como objetivo recuperar a memória da resistência à ditadura militar na região. O evento será realizado no Centro de Formação Celso Daniel, a partir das 18h30.

O presidente do Sindicato, Rafael Marques, fará a abertura. Em seguida, o deputado estadual, Adriano Diogo (PT) falará de sua experiência como presidente da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo.

O metalúrgico Elias Stein e o professor Olivier Negri, moradores do ABC presos e torturados durante a ditadura, darão seus depoimentos logo depois e responderão perguntas dos participantes.

O encontro contará ainda com a projeção de um vídeo sobre o golpe militar no Chile e apresentação de pesquisa do Centro de Memória do Grande ABC - formado pelos sindicatos dos Metalúrgicos de Santo André, do ABC, Bancários do ABC, Servidores de Santo André e IEPD.

50 anos
De acordo com a diretora executiva do Sindicato, Ana Nice Martins de Carvalho, a ideia é contribuir com a Comissão Nacional da Verdade com depoimentos que já estão sendo coletados.

“Também vamos focar a juventude metalúrgica. Companheiros com menos de 35 anos que não vivenciaram diretamente o que aconteceu naquela época em nosso País poderão entender melhor esta questão, inclusive porque em 2014 o golpe militar brasileiro completa 50 anos”, afirmou a dirigente.

Da Redação 

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: