PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
8 de Outubro de 2013 | Notícias | Movimento sindical

Centrais levam à OIT preocupações sobre terceirização e obras da Copa

Funcionários do Estádio Nacional Mané Garrincha

CUT, Força Sindical e UGT, que organizaram ontem (7), passeata pelo trabalho decente, como parte de jornada mundial convocada pela Confederação Sindical Internacional (CSI), reuniram-se no sábado, em São Paulo, com o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder. Ele foi eleito no ano passado com apoio das centrais brasileiras e de governos do Brasil e latino-americanos, conforme lembrou o presidente da CUT, Vagner Freitas, que no início da noite embarcou para Bruxelas (Bélgica), onde participará de reunião do conselho-geral da CSI.

Além da agenda do trabalho decente – "O Brasil continua tendo trabalho escravo, não regularizado, sem carteira", comentou Freitas –, o encontro de sábado teve como temas o Projeto de Lei 4.330, sobre terceirização, e os preparativos para a Copa do Mundo de 2014. "Ele (Ryder) demonstrou preocupação com a Copa. Existem várias categorias profissionais envolvidas, e é preciso chamar desde já uma discussão sobre as questões trabalhistas. Já que o governo diz que é vitrine para mundo, tem de ser um modelo de negociação trabalhista."

Outro item da pauta foi a Convenção 87 da OIT, sobre liberdade e organização sindical – a CUT defende a ratificação pelo governo brasileiro. Nessa questão, não há concordância entre as centrais.

Ryder, que também se reuniu hoje em São Paulo com o prefeito Fernando Haddad, na instalação do primeiro comitê municipal contra trabalho escravo, seguiu à tarde para Brasília, onde o Ministério do Trabalho e Emprego organizou seminário sobre trabalho decente. Amanhã, ao lado da presidenta Dilma Rousseff, ele participa da abertura de conferência global sobre trabalho infantil.

 

Da Rede Brasil Atual

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: