PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
16 de Outubro de 2013 | Notícias | Mídia

Contrariando a imprensa, confiança do Brasil segue firme no exterior

A oposição conservadora e os colunistas dos jornalões têm tido muito trabalho para desconstruir, negar ou mesmo inverter os resultados alcançados pelo Brasil nos últimos anos. A última foi a construção enviesada publicada pelo Jornal Valor, o qual apresentou a colocação do Brasil no que se refere ao nível de confiança dos empresários brasileiros no mercado internacional.

De acordo com informações da 9ª edição do Índice Global de Confiança Comercial, a confiança dos empresários brasileiros se manteve acima do nível registrado, mesmo tendo recuado sete pontos.

O Gráfico acima deixa claro - mesmo que o exército da mídia golpista queira negar -, que leitura devemos fazer das informações. Ele mostra que o Brasil ocupa o segundo lugar no Índice de Confiança de Negócios. Tanto o Brasil como a Índia possuem 129 pontos, e só ficam atrás da Alemanha, que lidera o ranking, com 131.

Para desespero daqueles que teimam em dizer que o Brasil vai mal. A nação verde e amarela ficou na frente de países como China (caiu 2 pontos), México ( caiu 24 pontos) e África do Sul (caiu 7 pontos), onde também houve recuo no otimismo. Além disso, está bna frete daquelas economias tidas como "maduras", como o Canadá e França. Nas economias desenvolvidas, houve aumento de cinco pontos no índice de confiança, para 109 pontos.

Corroborando com o otimismo do Governo, a pesquisa mostrou que 42% dos 600 empresários brasileiros entrevistados acreditam que a retomada do crescimento da economia ocorrerá no primeiro semestre de 2014. Foram entrevistados mais de 20 mil empresários de cerca de cem países.

Mais pesquisas

Outra pesquisa publicada nesta quarta-feira (16) e que acompanha esse cenário foi a pesquisa do Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei). O estudo revela que o índice de expectativas dos empresários industriais para os próximos seis meses ficou praticamente estável em outubro, em 58 pontos. Em setembro, esse indicador chegou a 58,2 pontos.

A confiança na construção civil também aumentou. Passou de 53,5 pontos para 54,8 pontos no período.

Do Vermelho

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: